Logo Passei Direto
Buscar
Os linfomas são alterações proliferativas que ocorrem nos tecidos e gânglios linfáticos do organismo. A respeito dos linfomas, analise as afirmativas a seguir:
É correto que se afirma em:
I. Os agentes infecciosos vírus de Epstein-Barr e HIV estão relacionados com a etiopatogenia dos linfomas.
II. Linfomas não Hodgkin são mais frequentes em crianças e adultos jovens e podem envolver sistema nervoso e medula óssea.
III. A massa tumoral do linfoma de Hodgkin é predominantemente composta por células neoplásicas recobertas por um tecido conjuntivo.
A I.
B II.
C III.
D I e III.
User badge image
Desvendando com Questões

semana passada

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

semana passada

Vamos analisar cada afirmativa sobre os linfomas: I. Os agentes infecciosos vírus de Epstein-Barr e HIV estão relacionados com a etiopatogenia dos linfomas. Verdadeiro, ambos os vírus estão associados ao desenvolvimento de certos tipos de linfomas, especialmente o linfoma de Burkitt e o linfoma associado ao HIV. II. Linfomas não Hodgkin são mais frequentes em crianças e adultos jovens e podem envolver sistema nervoso e medula óssea. Falso, os linfomas não Hodgkin são mais comuns em adultos, especialmente em pessoas mais velhas, embora possam ocorrer em crianças. Eles podem, de fato, envolver o sistema nervoso e a medula óssea, mas a afirmação sobre a faixa etária está incorreta. III. A massa tumoral do linfoma de Hodgkin é predominantemente composta por células neoplásicas recobertas por um tecido conjuntivo. Verdadeiro, o linfoma de Hodgkin é caracterizado pela presença de células de Reed-Sternberg, que estão imersas em um microambiente de tecido conjuntivo. Agora, analisando as alternativas: A) I. (Verdadeiro) B) II. (Falso) C) III. (Verdadeiro) D) I e III. (Verdadeiro) A alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: D) I e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A leucemia pode ser definida como uma transformação que acontece na célula e leva à formação de um clone maligno, que perde o controle da divisão celular e tem a capacidade de invadir outros tecidos.
Sobre a LLA, analise as afirmativas a seguir:
I. Um critério de diagnóstico é a contagem de mieloblastos superior a 20%.
II. É uma doença caracterizada pela proliferação de plasmócitos na medula óssea e pela presença de proteína monoclonal no plasma.
III. É a leucemia mais frequente em crianças, mas pode ocorrer em qualquer faixa etária, especialmente em adultos com idade superior a 60 anos.
IV. Um critério de diagnóstico é a contagem de linfoblastos superior a 20%.

Mais conteúdos dessa disciplina