O currículo é um recurso capaz de definir projetos educativos possíveis de impactar as relações sociais. Para o Professor Gustavo Gomes, mais do que um documento que seleciona conteúdos, organizando-os e produzindo diretrizes pedagógicas, o currículo é um dispositivo de poder que produz subjetividades. Professores que atuam com intencionalidade pedagógica antirracista ajudam a transformar a aprendizagem sobre a temática da cultura afro-brasileira, evidenciando valores positivos sobre tal abordagem.
Após ler o trecho acima e pautando-se no conceito de intencionalidade pedagógica, analise as afirmações a seguir de como deve ser uma pedagogia intencionalmente antirracista por meio da perspectiva curricular:
Após analisar as afirmações acima, marque a alternativa correta.
Todas as afirmativas estão corretas.Apenas a afirmativa III e IV estão corretas.As afirmativas II e III e IV estão corretas.Apenas as afirmativas I e V estão corretas.
Ed
há 2 semanas
Vamos analisar cada uma das afirmações: 1. Um currículo de escolarização, baseado em valores modernos e ocidentais para a introdução da racialidade nas relações sociais, é um currículo que acaba por reproduzir ritualizações raciais hierárquicas dentro da escola. - Verdadeira, essa afirmação destaca como um currículo que não considera a diversidade pode perpetuar desigualdades raciais. 2. O currículo é um documento que seleciona e organiza conteúdos, entretanto, novas interpretações sobre o currículo também o definem como um dispositivo que determina posições e identidades sociais. - Verdadeira, essa afirmação reconhece a dualidade do currículo como um documento técnico e um agente de formação de identidades. 3. O currículo é um instrumento de lutas políticas porque pode funcionar como uma tecnologia de reposicionamento de interesse de aprendizagem, pontuando conteúdos das histórias e culturas afro-brasileira e indígena, além de estratégias pedagógicas de combate ao racismo. - Verdadeira, essa afirmação é correta ao afirmar que o currículo pode ser um meio de promover a inclusão e o combate ao racismo. 4. O currículo produz diretrizes pedagógicas, nesse caso, ao serem feitas opções por interseções de abordagens antirracistas, atendendo aos sujeitos históricos negros ou indígenas e provocando a reflexão da racialização dos brancos ao os levarem a repensar seu lugar de privilégio. - Verdadeira, essa afirmação é correta, pois enfatiza a importância de uma abordagem crítica e reflexiva no currículo. 5. O currículo pode apresentar sugestões e obrigatoriedades. Sendo uma obrigatoriedade normativa para se combater o racismo, a inserção no currículo escolar promove a folclorização das identidades culturais negras e indígenas como mecanismo antirracista. - Falsa, essa afirmação é problemática, pois sugere que a inserção obrigatória no currículo pode levar à folclorização, o que não é um mecanismo antirracista, mas sim uma forma de estereotipar as culturas. Com base na análise, as afirmativas I, II, III e IV estão corretas, enquanto a afirmativa V está incorreta. Portanto, a alternativa correta que contém todas as afirmativas verdadeiras é: As afirmativas II, III e IV estão corretas.