Buscar

Direito contratual: contratos em espécie

Fabrício, casado pelo regime de Comunhão Parcial de Bens com fabrícia fez uma doação pura e simples para Pafúncia de um imóvel por ele adquirido antes do casamento (bem livre)e portanto o fez sem a autorização da Fabrícia. Ocorre que Fabrícia insatisfeita com esse fato, houve por separar-se de Fabrício que concordou de plano, oportunidade em que foram partilhados legalmente todos os bens do casal (ou seja, todos os bens adquiridos após o casamento - bens comuns). Ocorre que passado dois anos e meio da separação (prescreve o prazo do 1649,CC), Fabrícia descobre por confissão de pafúncia, que esta, na época que recebeu a doação, era amante de Fabrício. Sendo assim, descontente com os fatos Fabrícia procura por você que já é conhecedor da matéria e portanto pode lhe dar parecer sobre seus eventuais direitos. Seja sucinto na escrita.

  • Acredito que Fabrícia não poderá anular a doação que Fabrício fez a Pafúncia, por que essa doação se tratava de bem livre de Fabrício. 
    Quando Fabrícia se divorciou do Fabrício, foram partilhados legalmente os bens comuns do casal (bens adquiridos após o casamento). Portanto, além do prazo de 2 anos ter se extinguido (art. 1649,CC), o descontentamento de Fabrícia com relação a doação não traria nenhuma hipótese de anulação da doação, pois foi feito de modo legal.  

💡 1 Resposta

User badge image

Martins Leite

rtrtw yryrwuyu

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais