A maior rede de estudos do Brasil

qual olhar clinico o psicopedagogo deve ter?

diante de um aluno problema, qual seria a melhor opção, um estudo do caso dentro mesmo da escola, ou melhor procurar um profissional externo? 


4 resposta(s)

User badge image

FERNANDA

Há mais de um mês

Depende, se o psicopedagogo não tiver nenhum vinculo (professor, conhecer já a criança e etc.), pois precisamos ter um olhar diferenciado diante este aluno problema, para  o melhor diagnostico.

Depende, se o psicopedagogo não tiver nenhum vinculo (professor, conhecer já a criança e etc.), pois precisamos ter um olhar diferenciado diante este aluno problema, para  o melhor diagnostico.

User badge image

Rosa

Há mais de um mês

Respondendo a pergunta! Se o caso pertencer ao psicopedagogo, com suas ferramentas, esse poderá resolver o problema, orientando, intervindo, etc., mas se o caso for uma patologia que não lhe diz respeito, este deve chamar os familiares, avisar a direção institucional e encaminhar a criança a um especialista específico do caso. Mas é preciso que a criança continue tendo assistência do professor, psicopedagogo, familiares etc., visto que, cada caso é um caso e deve ser investigado. 

User badge image

Rosa

Há mais de um mês

Bom dia!

Um psicopedagogo ele deve detectar os problemas que alguns alunos possam apresentar, seja ele de comunicação, aprendizagem, doenças que interferem em seu aprender, problemas psicológicos vindo de meios diferentes seja interno ou externo, mediar conflitos, orientar, modificar se preciso metodologia de ensino, aplicando métodos que venham auxiliar professor e alunos. O aluno com disturbio que não diga respeito a esse profissional deve ser encaminhado para outros colegas de áreas específicas, orientar os pais, as funções de um psicopedagogo é multidisciplinar, atuante em mutas disciplina, interventor, detectador, mediador, orientador, etc. O profissional nessa área tem que usar  ferramentas que lhe cabem, não ultrapassar áreas que não lhe dizem respeito, ser ético, conduta moral, seguir regras em sua profissão, respeitar os colegas, não fazer comentários desnecessários. Pode encaminhar professores para reciclagem, pode atuar junto com a direção institucional revendo (PPP), planos de aula, metodologia, modificar se preciso para melhorar o ensino e o aprender. O Psicopedagogo é um sujeito muito importante dentro da instituição, mas deve sempre estar atualizado, fazer pesquisas, sempre se associar com os membros da área, é um profissional que também pode atuar em empresas, clínicas, enfim são vários os setores que este pode vir a atuar.       

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes