A bioética, historicamente, surge como um conhecimento para mediar as relações e os dilemas éticos e morais enfrentados nas ciências médicas e biológicas. Ao longo da história da humanidade, muitos atos de desrespeito à vida e à própria condição humana foram praticados. A bioética, a partir do Relatório Belmont (1978), apresenta uma tendência teórica denominada principialismo, e se difundiu e serviu de base para os debates e as reflexões ao entorno da bioética.Sobre os quatro principios da bioética, leia e relacione a coluna A com a coluna B:
Coluna A:
1-Princípio da autonomia.
2-Principio da beneficência.
1
2
3
4
5
3-Princípio da não maleficência
4-Princípio da justiça ou equidade
6
7
8
9
10
Coluna B:
A-Esse principio está relacionado ao conceito de justiça distributiva, que seria o modo como a sociedade e as pessoas concebem a distribuição de bens positivos e negativos
B- As pessoas devem ter o discernimento para fazer escolhas, de modo intencional, compreendendo suas decisões que são tomadas a partir de conhecimentos, informações
C-Os profissionais devem agır de modo que nunca prejudiquem seus pacientes, nunca colocá-los em risco.
DOs profissionais devem apresentar o dever moral de agir em busca do interesse e beneficio das pessoas atendidas, buscando o bem-estar, evidenciando o bem, assegurando ao máximo os beneficios e, também, tentando reduzir e minimizar os riscos.
Considerando o contexto apresentado, assinale a alternativa que apresenta a relação correta:
IB, 2D, 3C, 4A.
IC, 2A, 3D, 4B.
6
7
8
10
IB: 2D, 3A, 4C
ID: 2C, 3A, 4B.
1A, 2B, 3C, 4D
Ed
há 4 dias
Vamos analisar cada princípio da bioética na Coluna A e suas correspondências na Coluna B: Coluna A: 1 - Princípio da autonomia. 2 - Princípio da beneficência. 3 - Princípio da não maleficência. 4 - Princípio da justiça ou equidade. Coluna B: A - Esse princípio está relacionado ao conceito de justiça distributiva, que seria o modo como a sociedade e as pessoas concebem a distribuição de bens positivos e negativos. B - As pessoas devem ter o discernimento para fazer escolhas, de modo intencional, compreendendo suas decisões que são tomadas a partir de conhecimentos, informações. C - Os profissionais devem agir de modo que nunca prejudiquem seus pacientes, nunca colocá-los em risco. D - Os profissionais devem apresentar o dever moral de agir em busca do interesse e benefício das pessoas atendidas, buscando o bem-estar, evidenciando o bem, assegurando ao máximo os benefícios e, também, tentando reduzir e minimizar os riscos. Agora, vamos correlacionar: 1 - Princípio da autonomia: B - As pessoas devem ter o discernimento para fazer escolhas, de modo intencional, compreendendo suas decisões que são tomadas a partir de conhecimentos, informações. 2 - Princípio da beneficência: D - Os profissionais devem apresentar o dever moral de agir em busca do interesse e benefício das pessoas atendidas, buscando o bem-estar, evidenciando o bem, assegurando ao máximo os benefícios e, também, tentando reduzir e minimizar os riscos. 3 - Princípio da não maleficência: C - Os profissionais devem agir de modo que nunca prejudiquem seus pacientes, nunca colocá-los em risco. 4 - Princípio da justiça ou equidade: A - Esse princípio está relacionado ao conceito de justiça distributiva, que seria o modo como a sociedade e as pessoas concebem a distribuição de bens positivos e negativos. Portanto, a relação correta é: 1B, 2D, 3C, 4A. Assim, a alternativa correta é a que apresenta essa sequência.