As autoras Lajolo e Zilberman (1999) afirmam que a valorização da família na sociedade burguesa é responsável por transformar a leitura em prática social, quando se constituiu em atividade privada nos lares tendo o livro como instrumento ideal para a formação da moral burguesa.
Considerando o texto acima, marque (V) para a alternativa verdadeira e (F) para a alternativa falsa:
( )Nos seus primórdios, a literatura infantil surge com função formadora, pois apresenta modelos de comportamento que facilitam a integração da criança na sociedade.
( ) O resgate do aspecto e social da literatura, pela burguesia, tem repercussões até a atualidade. A literatura infantil não privilegia textos direcionados às crianças com o objetivo de modificar o comportamento infantil ao reforçar os valores sociais vigentes que são apresentados como modelos a serem assimilados e seguidos.
( ) A literatura infantil desempenha uma importante função social que é fazer com que a criança, por meio de suas histórias, também perceba intensamente a realidade que a cerca.
( ) A função social da literatura infantil é facilitar a criança compreender e, assim também emancipar-se, dos dogmas que a sociedade lhe impõe. E isso só é possível pela reflexão crítica e pelos questionamentos proporcionados pela leitura.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
V, V, F, F
V, F, V, V
F, V, F, F
F, F, V, F
F, V, V, F
Ed
há 2 meses
Vamos analisar cada uma das afirmações sobre a literatura infantil e sua função social: ( ) Nos seus primórdios, a literatura infantil surge com função formadora, pois apresenta modelos de comportamento que facilitam a integração da criança na sociedade. É verdadeira (V). A literatura infantil realmente surgiu com a intenção de educar e formar a criança, apresentando modelos de comportamento que ajudam na socialização. ( ) O resgate do aspecto social da literatura, pela burguesia, tem repercussões até a atualidade. A literatura infantil não privilegia textos direcionados às crianças com o objetivo de modificar o comportamento infantil ao reforçar os valores sociais vigentes que são apresentados como modelos a serem assimilados e seguidos. É falsa (F). A literatura infantil, de fato, privilegia textos que visam modificar comportamentos e reforçar valores sociais, servindo como um meio de socialização. ( ) A literatura infantil desempenha uma importante função social que é fazer com que a criança, por meio de suas histórias, também perceba intensamente a realidade que a cerca. É verdadeira (V). A literatura infantil ajuda as crianças a entenderem e perceberem a realidade ao seu redor, refletindo sobre suas experiências. ( ) A função social da literatura infantil é facilitar a criança compreender e, assim também emancipar-se, dos dogmas que a sociedade lhe impõe. E isso só é possível pela reflexão crítica e pelos questionamentos proporcionados pela leitura. É falsa (F). Embora a literatura infantil possa ajudar na reflexão crítica, a função social primária muitas vezes é mais voltada para a formação e socialização do que para a emancipação dos dogmas sociais. Portanto, a sequência correta é: V, F, V, F. A alternativa correspondente é: V, F, V, F.