Logo Passei Direto
Buscar
O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova foi publicado em 1932 e assinado por 26 educadores brasileiros, entre eles Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo e Lourenço Filho. Nos trechos a seguir, aparecem algumas de suas principais ideias. Mas, do direito de cada indivíduo à sua educação integral, decorre logicamente para o Estado que o reconhece e o proclama, o dever de considerar a educação, na variedade de seus graus e manifestações, como uma função social e eminentemente pública, que ele é chamado a realizar, com a cooperação de todas as instituições sociais. A consciência desses princípios fundamentais da laicidade, gratuidade e obrigatoriedade, consagrados na legislação universal, já penetrou profundamente os espíritos, como condições essenciais à organização de um regime escolar, lançado, em harmonia com os direitos do indivíduo, sobre as bases da unificação do ensino, com todas as suas consequências.
Com base nesses trechos, conclui-se que, em seu contexto histórico, o Manifesto era
inovador, pois compreendia a educação como um direito social.
conservador, na medida em que entendia a educação pública como privilégio.
autoritário, já que defendia a obrigatoriedade escolar.
libertário, pois pregava o fim do Estado.
elitista, porque pregava a dualidade do sistema de ensino.
User badge image
Matematicamente

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Com base nos trechos apresentados, conclui-se que, em seu contexto histórico, o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova era inovador, pois compreendia a educação como um direito social. Ele defendia a educação como uma função pública e social, promovendo a laicidade, gratuidade e obrigatoriedade, o que reflete uma visão progressista para a época.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A pandemia do Coronavírus pegou todo mundo de surpresa, obrigando as escolas a se adequarem a uma nova modalidade de educação: o Ensino Remoto. Tal iniciativa foi uma emergência para tentar manter as crianças, os adolescentes e os jovens ligados às escolas, buscando alternativas para que o ano letivo acontecesse sem interrupção. No entanto, sabemos que, embora muitos profissionais da educação já estejam considerando tal iniciativa como Ensino Híbrido, as realidades são bem diferentes, sendo que o Ensino Remoto pode ser o marco para que o Ensino Híbrido seja implantado definitivamente nas instituições educacionais de ensino formal.
Com base no que você aprendeu na Unidade 6 e estudos complementares, assinale a alternativa correta com relação ao Ensino Híbrido, tendência da educação pós-pandemia.
Consiste somente em planejar aulas on line para que o aluno assista em casa e faça as atividades enviadas pelo professor.
É o Ensino Remoto que foi implantado no ano de 2020, nova modalidade de ensino, onde o estudante está vinculado a uma escola, conta com todo o acompanhamento da equipe pedagógica e docente, mas permanece estudando somente em casa.
Segue a mesma metodologia e legislação do Ensino a Distância – EaD.
O Ensino Híbrido faz parte das metodologias ativas que requerem a formação continuada dos professores para lidarem com as tecnologias digitais a fim de proporcionarem alternativas de aprendizagem, a partir das quais acontecerão aulas síncronas e assíncronas.
Todas as instituições escolares deverão adotar o Ensino Híbrido ainda no ano de 2021.

Mais conteúdos dessa disciplina