Logo Passei Direto
Buscar

Física

Outros
Um movimento que, em 1798, foi planejado por intelectuais, padres, soldados, alfaiates, mulatos e negros que pregavam o fim da escravidão, da carestia e dos privilégios do sistema colonial, tendo entre seus líderes Agostinho Gomes e Cipriano Barata.
a) Guerra dos Mascates
b) Rebelião de Felipe dos Santos
c) Revolta dos Cabanos
d) Conjuração Baiana
e) Revolta de Beckman
User badge image
Progresso com Exercícios

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

A descrição do movimento mencionado refere-se a um evento histórico que ocorreu na Bahia em 1798, onde diversos grupos sociais se uniram para lutar contra a opressão colonial, a escravidão e as desigualdades sociais. Analisando as alternativas: a) Guerra dos Mascates - Refere-se a um conflito entre comerciantes de Olinda e Recife, não se relaciona com a luta contra a escravidão. b) Rebelião de Felipe dos Santos - Foi um movimento em Minas Gerais, mas não se encaixa na descrição dada. c) Revolta dos Cabanos - Aconteceu em 1832, em Pernambuco, e não se relaciona com o contexto de 1798. d) Conjuração Baiana - Este é o movimento que se encaixa na descrição, pois ocorreu em 1798 e envolveu a luta contra a escravidão e as injustiças sociais, com líderes como Agostinho Gomes e Cipriano Barata. e) Revolta de Beckman - Aconteceu no Maranhão em 1684, não se relaciona com o contexto de 1798. Portanto, a alternativa correta é: d) Conjuração Baiana.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre a crise do antigo sistema colonial, sabe-se:
Assinale as proposições corretas, some os números a elas associados e marque no espaço apropriado.
(01) O desenvolvimento do capital industrial e a crise do Estado absolutista resultaram em contestações ao sistema colonial montado segundo os princípios da política mercantilista.
(02) De acordo com as teses livre-cambistas, defendidas a partir da Revolução Industrial, o sistema colonial era espoliativo das metrópoles, sempre obrigadas a manter despesas com suas colônias e a comprar produtos inferiores por elas produzidos.
(04) Os princípios do liberalismo econômico foram veementemente defendidos pela burguesia e pelo Estado, em Portugal, porque preconizavam os direitos naturais do homem, a abolição do trabalho escravo e a soberania das nações.
(08) A Guerra dos Mascates se caracterizou como um movimento entre colonos e metrópole, enquanto a Inconfidência Mineira e a Conjuração dos Alfaiates se caracterizaram como movimentos anticoloniais.
(16) A mais evidente demonstração de apoio prestado pelo Estado e burguesia portugueses ao liberalismo ocorreu com a 'Abertura dos portos do Brasil às nações amigas', em 1808.
(32) A independência das colônias inglesas da América, na segunda metade do século XVIII, influenciou os movimentos emancipacionistas das colônias luso-espanholas do continente, cujos revolucionários solicitaram apoio ao país recém-independente.
(64) Os direitos inalienáveis do homem defendidos pelos iluministas só foram respeitados, no Brasil, durante o Império e a República.

Mais conteúdos dessa disciplina