Sobre a semiologia de tórax em recém-nascidos e lactentes, o conhecimento das diferenças anatômicas e fisiológicas se faz de extrema importância, pois, reconhecendo essas particularidades, o fisioterapeuta é capaz de traçar condutas específicas para essa população.
Quanto ao padrão respiratório do lactente, assinale a alternativa CORRETA:
Opção A
Os lactentes saudáveis, sem alterações pulmonares, apresentam padrão respiratório misto de movimento.
Opção B
Prematuros extremos devido à imaturidade pulmonar e de mecânica respiratória apresentam um padrão apical de movimento.
Opção C
O lactente possui as costelas horizontalizadas, seu diafragma está localizado dentro do arcabouço torácico e possui uma imaturidade muscular, o que caracteriza um padrão abdominal.
Opção D
A avaliação do padrão respiratório deve ser realizada em todos os decúbitos, prono, supino e lateral, para melhor visualização do tórax da criança.
Opção E
O padrão apical ou costal é observado quando o movimento é predominante nas bases pulmonares, e a displasia broncopulmonar pode desenvolver esse padrão.
Ed
há 2 meses
A alternativa CORRETA sobre o padrão respiratório do lactente é: Opção C: O lactente possui as costelas horizontalizadas, seu diafragma está localizado dentro do arcabouço torácico e possui uma imaturidade muscular, o que caracteriza um padrão abdominal. Essa opção reflete as características anatômicas e fisiológicas dos lactentes, que influenciam seu padrão respiratório.