Logo Passei Direto
Buscar
Em um experimento comportamentalista, um educador utiliza um sino antes de apresentar novos conteúdos. Com o tempo, os alunos começam a mostrar prontidão para aprender assim que ouvem o sino, mesmo antes do conteúdo ser apresentado.
Qual fenômeno comportamentalista está sendo ilustrado neste experimento?
A) Reforço negativo.
B) Extinção de comportamento.
C) Condicionamento clássico.
D) Generalização de estímulos.
E) Reforço intermitente.
User badge image
PsicoEducacao

há 15 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 15 horas

No experimento descrito, o educador utiliza um sino que, ao ser tocado, precede a apresentação de novos conteúdos. Com o tempo, os alunos começam a associar o som do sino à prontidão para aprender, mesmo antes do conteúdo ser apresentado. Esse fenômeno é um exemplo clássico de condicionamento, onde um estímulo neutro (o sino) passa a evocar uma resposta (prontidão para aprender) após ser associado a um estímulo incondicionado (o conteúdo a ser aprendido). Analisando as alternativas: A) Reforço negativo - Refere-se a remover um estímulo aversivo para aumentar a probabilidade de um comportamento. B) Extinção de comportamento - Ocorre quando um comportamento previamente reforçado deixa de ser reforçado e, portanto, diminui. C) Condicionamento clássico - É o fenômeno em que um estímulo neutro (sino) é associado a um estímulo incondicionado (conteúdo) para evocar uma resposta. D) Generalização de estímulos - Ocorre quando uma resposta condicionada é evocada por estímulos semelhantes ao estímulo condicionado. E) Reforço intermitente - Refere-se a um tipo de reforço que não é dado em todas as ocasiões, mas em algumas. A alternativa correta que descreve o fenômeno comportamentalista ilustrado no experimento é: C) Condicionamento clássico.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Do ponto de vista epistemológico, é possível abordar a história da ciência psicológica, que começa com Wundt e James e seus precursores e os sistemas que deles emergiram. Nesse sentido, é importante que conhecimentos fundamentados na laicidade de ciência não se confundam com os conhecimentos dogmáticos da religião. Diante da incidência do discurso religioso, a Psicologia sofre tensionamentos internos, e os conselhos profissionais da área tem se encontrado na posição de alvo de ofensivas contra algumas normativas, frente à reivindicação de uma Psicologia cristã. Em meio a este cenário complexo, os Conselhos de Psicologia têm produzido marcos de referência para a defesa da laicidade e recusa de fundamentalismos, sendo atualmente atores estratégicos na defesa da democracia brasileira.
Nesse contexto, avalie as afirmacoes a seguir.
I. O debate sobre laicidade, democracia e Psicologia tem refletido o esforço epistemológico em reafirmar a autonomia da Psicologia como ciência e profissão.
II. O psicólogo, segundo o Código de Ética Profissional, deve contemplar a diversidade que configura o exercício de sua profissão e, desse modo, deve relativizar o princípio de laicidade.
III. O desenvolvimento da Psicologia, em termos epistemológicos e de suas práticas, tem sido orientado pelas transformações e demandas sociais.
IV. A Psicologia, como ciência e profissão, deve ser crítica e reflexiva e, portanto, contrária a qualquer posicionamento fundamentalista.
I, III e IV
II, III e IV
I e II
II e IV

A psicologia do desenvolvimento é responsável pelo estudo do ser humano ao longo de todas as suas fases de vida. Ela estuda como a cognição se desenvolve e como o comportamento muda durante a fase de crescimento. Nesta questão falaremos de seis teorias sobre o desenvolvimento humano: a Gestalt, a Psicanálise, o Behaviorismo, a Psicologia Cognitiva, Piaget e Vygotsky, pois seus pensamentos são fundamentais para explicarmos os avanços que ocorreram na psicologia do desenvolvimento.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente autor e pensamento.
A) Gestalt - em relação ao desenvolvimento humano, só acontece porque a criança precisa satisfazer uma série de necessidades em cada estágio evolutivo. Portanto, classifica o desenvolvimento em etapas de acordo com a forma como a satisfação dessa série de necessidades é estabelecida.
B) Psicologia Cognitivista sugere que o indivíduo é um produtor de informação que constrói representações internas, a partir das representações externas (como é o mundo).
C) Behavioristas o desenvolvimento está baseado em estruturas de origem biológica que aprendemos a usar à medida que crescemos. Portanto, não haveria um “desenvolvimento” no aspecto da gênesis e estágios evolutivos, apenas a descoberta progressiva das capacidades do cérebro.
D) Psicanálise o desenvolvimento era inseparável do ambiente social, uma vez que a cultura e a sociedade transmitem formas de comportamento e de organização do conhecimento. Claro, não é um processo de copiar e colar, a criança constrói a sua realidade através do que a sociedade lhe mostra.
E) Vygotsky o desenvolvimento somente é entendido com os diferentes tipos de aprendizagem que são considerados neste contexto. A criança nasce com uma série de respostas incondicionais e inatas, que através da experiência vão associando a outros estímulos.

Mais conteúdos dessa disciplina