Logo Passei Direto
Buscar

Filosofia

Outros
Como sabemos, Porfírio em sua Isagoge deixou a questão dos universais aberta, ao realizar um comentário sobre Aristóteles com alguns elementos platônicos.
Referente ao problema dos universais, verifique as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:
I – A tradição filosófica caracteriza Aristóteles e Platão como realistas, sendo que o primeiro deposita os universais nos objetos sensíveis e o segundo em objetos supra sensíveis.
II – Boécio é comumente caracterizado como adepto da posição nominalista.
III – Guilherme de Ockham foi tido como um realista, pois defendia a ideia de que as substâncias são universais.
IV – Pedro Abelardo é geralmente caracterizado como um pensador conceitualista, principalmente por sua posição ponderada entre o realismo e o nominalismo.
a. Apenas a afirmação IV está correta.
b. As afirmações I e IV são as corretas.
c. As afirmações I, II, III e IV estão corretas.
d. Somente a afirmação II é a correta.
e. As afirmações I e III estão corretas.
User badge image
ReflexoesFilosoficas

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações: I – A tradição filosófica caracteriza Aristóteles e Platão como realistas, sendo que o primeiro deposita os universais nos objetos sensíveis e o segundo em objetos supra sensíveis. Verdadeiro, Aristóteles realmente considera os universais como existentes nos objetos sensíveis, enquanto Platão os coloca no mundo das ideias. II – Boécio é comumente caracterizado como adepto da posição nominalista. Falso, Boécio é mais frequentemente associado ao realismo, pois ele defende a existência dos universais, embora tenha contribuído para o debate sobre o nominalismo. III – Guilherme de Ockham foi tido como um realista, pois defendia a ideia de que as substâncias são universais. Falso, Ockham é conhecido como nominalista, pois ele argumentava que os universais não têm existência independente, sendo apenas nomes. IV – Pedro Abelardo é geralmente caracterizado como um pensador conceitualista, principalmente por sua posição ponderada entre o realismo e o nominalismo. Verdadeiro, Abelardo é frequentemente visto como um conceitualista, pois ele buscou um meio-termo entre as duas posições. Com base nas análises: - A afirmação I é correta. - A afirmação II é falsa. - A afirmação III é falsa. - A afirmação IV é correta. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: b) As afirmações I e IV são as corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A doutrina da reminiscência, tal como exposta no Fédon, permite traçar o seguinte cenário: 1) todos os homens, no momento em que nascem, têm um conhecimento prévio, mas agora esquecido, dos universais; 2) assim sendo, Sócrates pode recorrer a argumentos complexos – acessíveis apenas aos filósofos – de modo a demonstrar que no hyperuranion existem objetos, a saber, as Ideias (i.e. os modelos perfeitos dos universais imperfeitos que encontramos na realidade mundana), e, por conseguinte, que a alma já existia antes de ser encarnada em um corpo; 3) se, por ora, deixarmos de lado a exposição do Fédon (que se dirige à imortalidade da alma) e seguirmos uma via hipotética na direção do conhecimento das Ideias, poderemos retirar duas conclusões: 3a) as Ideias nunca poderão ser conhecidas de um modo total e completo (as versões originais dos objetos terrenos existem apenas no hyperuranion); 3b) o conhecimento aproximado das Ideias é atingível por aqueles que exercitam a dialética como questionamento da alma.
De acordo com a passagem anterior, verifique as asserções abaixo e depois assinale a alternativa correta:
I – A mácula que o corpo inflige a alma o impede totalmente de lembrar qualquer coisa sobre o mundo das Ideias.
II – O conhecimento, para Platão, dá-se exclusivamente na experiência sensível divergentes sobre a essência do estado natural e social.
III – A dialética é um traço essencial dos diálogos platônicos.
IV – A reminiscência é uma das principais ferramentas que o filósofo pode utilizar para rememorar o mundo das Ideias e produzir conhecimento verdadeiro.
a. As asserções I e IV estão corretas.
b. As alternativas III e IV são as corretas.
c. Somente a alternativa I está correta.
d. As proposições II e III estão corretas.
e. Apenas a alternativa III está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina