Logo Passei Direto
Buscar
João propôs ação declaratória de inexistência de dívida em face de Paulo, tendo, posteriormente, ajuizado outra demanda, em face do mesmo réu, na qual sustentou a inexistência da referida dívida, além de pleitear a condenação de Paulo a lhe reparar os danos morais alegadamente sofridos, no valor de cinco mil reais.
Nesse cenário, é correto afirmar que:
A a primeira ação deverá ser extinta em razão da litispendência;
B a primeira ação deverá ser extinta em razão da perda do interesse processual;
C os processos deverão ser reunidos em razão da conexão entre as correspondentes ações;
D os processos deverão ser reunidos em razão da continência entre as correspondentes ações;
E os processos não deverão ser reunidos, haja vista a inexistência de risco de prolação de decisões conflitantes.
User badge image
Discussões sobre Educação Inclusiva

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Vamos analisar as alternativas apresentadas: A) A primeira ação deverá ser extinta em razão da litispendência - A litispendência ocorre quando há duas ações idênticas em curso. Como as ações têm objetos diferentes (uma é sobre a inexistência da dívida e a outra sobre danos morais), não se aplica. B) A primeira ação deverá ser extinta em razão da perda do interesse processual - A perda do interesse processual ocorre quando o autor não tem mais interesse em prosseguir com a ação. No caso, João ainda tem interesse em ambas as ações. C) Os processos deverão ser reunidos em razão da conexão entre as correspondentes ações - A conexão se dá quando há um vínculo entre as ações, o que pode justificar a reunião. Neste caso, as ações têm relação, pois ambas tratam da mesma dívida. D) Os processos deverão ser reunidos em razão da continência entre as correspondentes ações - A continência ocorre quando uma ação abrange a outra, o que não é o caso aqui, pois as ações têm objetos distintos. E) Os processos não deverão ser reunidos, haja vista a inexistência de risco de prolação de decisões conflitantes - Como as ações tratam de temas relacionados, há sim um risco de decisões conflitantes. Diante da análise, a alternativa correta é: C) os processos deverão ser reunidos em razão da conexão entre as correspondentes ações.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Julgue os seguintes itens, no que se refere a regras de competência para a atividade jurisdicional cível.
I O foro do local do imóvel possui competência territorial absoluta para julgar ação de reintegração de posse.
II Os atos decisórios praticados pelo juízo absolutamente incompetente são nulos de pleno direito e, portanto, impreterivelmente ineficazes.
III A execução de título extrajudicial pode ser ajuizada no foro do local em que foi praticado o ato ou ocorreu o fato que deu origem ao título, independentemente de o executado não mais residir nessa localidade.
IV O juízo em que foi prolatada sentença de mérito terá competência funcional exclusiva para processar o cumprimento provisório ou definitivo da referida decisão.
A I e III.
B II e III.
C II e IV.
D I, II e IV.
E I, III e IV.

Segundo dispõe o Código de Processo Civil, quando o incapaz for réu, o foro competente será:
A Do domicílio do representante ou do assistente do incapaz.
B Do Ministério Público com competência, em tese, para defender os interesses do incapaz.
C Dos genitores do incapaz, ainda que destituídos do poder familiar.
D Do local onde se encontra o incapaz.

Sobre as normas de modificação de competência, é correto afirmar que:
A o foro contratual não obriga os herdeiros e sucessores das partes;
B as partes podem modificar a competência em razão do valor, da matéria e do território, elegendo o foro consensualmente;
C a abusividade da cláusula de eleição de foro poderá ser alegada pelo réu a qualquer tempo, uma vez que se trata de matéria de ordem pública;
D a reunião das ações ajuizadas em separado far-se-á no juízo prevento, mas não serão decididas simultaneamente, salvo em caso de questão prejudicial;
E a cláusula de eleição de foro, se considerada abusiva, pode, até a citação, ser reputada ineficaz de ofício pelo juiz, que determinará a remessa dos autos ao juízo do foro de domicílio do réu.

Mais conteúdos dessa disciplina