Logo Passei Direto
Buscar
"O passado é, por definição, um dado que nada mais modificará. Mas o conhecimento do passado é uma coisa em progresso, que incessantemente se transforma e aperfeiçoa-a". (Marc Bloch. Apologia da História ou Ofício de Historiador. Trad. Rio de Janeiro: Zahar, 2002, p. 75). Assinale a alternativa que expressa a visão do autor sobre o passado:
A) A História é a ciência que se apoia em fatos, grandes nomes e heróis.
B) O passado é o objeto da ciência, e a História é a ciência do passado remoto.
C) O passado pode ser modificado por meio da escolha de documentos estudados.
D) Os temas do presente condicionam e delimitam retorno, possível, ao passado, pois a reinterpretação do passado contribui para a reflexão sobre processo de transformação do mundo e a compreensão da relação entre presente e passado.
E) A História define o passado como um dado rígido que não se altera ou se modifica.
User badge image
Didaticamente

há 22 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 22 horas

Vamos analisar as alternativas com base na citação de Marc Bloch, que enfatiza que o conhecimento do passado é um processo em progresso e que se transforma e aperfeiçoa. A) A História é a ciência que se apoia em fatos, grandes nomes e heróis. - Esta opção não reflete a ideia de transformação do conhecimento do passado. B) O passado é o objeto da ciência, e a História é a ciência do passado remoto. - Embora mencione que a História estuda o passado, não aborda a ideia de que o conhecimento sobre ele é dinâmico. C) O passado pode ser modificado por meio da escolha de documentos estudados. - Essa opção sugere que o passado em si pode ser modificado, o que não é o que Bloch defende. O passado é um dado fixo, mas o conhecimento sobre ele pode mudar. D) Os temas do presente condicionam e delimitam retorno, possível, ao passado, pois a reinterpretação do passado contribui para a reflexão sobre processo de transformação do mundo e a compreensão da relação entre presente e passado. - Esta alternativa reflete bem a ideia de que o conhecimento do passado é dinâmico e influenciado pelo presente. E) A História define o passado como um dado rígido que não se altera ou se modifica. - Esta opção contradiz a visão de Bloch, que fala sobre a transformação do conhecimento do passado. Portanto, a alternativa que melhor expressa a visão do autor sobre o passado é: D) Os temas do presente condicionam e delimitam retorno, possível, ao passado, pois a reinterpretação do passado contribui para a reflexão sobre processo de transformação do mundo e a compreensão da relação entre presente e passado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

No ensino de história, trabalhar com datas é fundamental para a localização temporal dos alunos, pois a linha do tempo é um meio para a organização dos estudos em história e para a conceituação de tempo e cultura. Marcar cronologicamente o acontecimento através de sua periodização é importante, mas não garante a compreensão de sua totalidade e complexidade. É preciso dimensionar o processo de transformações em sua vertente cultural.
Portanto, o ensino de história deve começar a partir:
a. Da representação espacial e cultural do tempo.
b. Apenas da apresentação de datas aos alunos.
c. Dos heróis e vilões que fazem a história.
d. Apenas da apresentação dos espaços aos alunos.
e. Da importância dos fatos históricos.

Mais conteúdos dessa disciplina