Logo Passei Direto
Buscar

Patologia

Colégio Objetivo
O entendimento contemporâneo da aterogênese integra os fatores de risco à chamada hipótese de resposta à lesão.
Assinale a alternativa que contenha uma associação correta da formação e progressão da placa de ateroma:
a) As células musculares lisas e os macrófagos não conseguem realizar a degradação completa das lipoproteínas e acabam se transformando em células espumosas.
b) Na hiperlipidemia crônica, as moléculas de HDL se acumulam no interior da adventícia, em que se agregam ou são oxidadas.
User badge image
patologia360

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as alternativas apresentadas em relação à formação e progressão da placa de ateroma. a) As células musculares lisas e os macrófagos não conseguem realizar a degradação completa das lipoproteínas e acabam se transformando em células espumosas. - Esta afirmação está correta. As células musculares lisas e os macrófagos, ao ingerirem lipoproteínas, especialmente LDL, podem se transformar em células espumosas, que são características da formação da placa de ateroma. b) Na hiperlipidemia crônica, as moléculas de HDL se acumulam no interior da adventícia, em que se agregam ou são oxidadas. - Esta afirmação não é correta. As HDL (lipoproteínas de alta densidade) têm um papel protetor e não se acumulam na adventícia como as LDL. Na verdade, as HDL ajudam a remover o excesso de colesterol das células. Portanto, a alternativa correta que contém uma associação correta da formação e progressão da placa de ateroma é: a) As células musculares lisas e os macrófagos não conseguem realizar a degradação completa das lipoproteínas e acabam se transformando em células espumosas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Qual é o tipo de degeneração que é resultado da condensação de filamentos intermediários, suas proteínas associadas ou do acúmulo de material decorrente de uma infecção ou da endocitose proteica?
Degeneração hialina

Mais conteúdos dessa disciplina