Buscar

Fisiologia

💡 2 Respostas

User badge image

Sueila Sousa

O sistema nervoso autônomo (ou vegetativo) atua no controle dos musculos involuntários (encontrados no esôfago, útero, estômago, coração e no sistema respiratório, por exemplo), além de controlar também, a atuação das glândulas em geral. 

A maioria dos orgãos controlados pelo Sistema nervoso autônomo, recebe dois nervos que se dividem em: 
- Sist. nerv. simpático: estimula o funcionamento dos orgãos. 
- Sist. nerv. parassimpático: inibe o funcionamento dos orgão

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A homeostase refere-se à estabilidade, equilíbrio ou equilíbrio dentro de uma célula ou do corpo. É a capacidade de um organismo de manter um ambiente interno constante. A homeostase é uma característica importante dos seres vivos. Manter um ambiente interno estável requer ajustes constantes conforme as condições mudam dentro e fora da célula. O ajuste de sistemas dentro de uma célula é chamado de regulação homeostática.


Como os ambientes interno e externo de uma célula estão em constante mudança, ajustes devem ser feitos continuamente para permanecer no ponto de ajuste ou próximo dele (o nível ou intervalo normal). A homeostase pode ser pensada como um equilíbrio dinâmico em vez de um estado constante e imutável.


Os principais exemplos de homeostase em mamíferos são os seguintes:

• A regulação das quantidades de água e minerais no corpo. Isso é conhecido como osmorregulação. Isso acontece principalmente nos rins.

• A remoção de resíduos metabólicos. Isso é conhecido como excreção. Isso é feito pelos órgãos excretores, como os rins e os pulmões.

• A regulação da temperatura corporal. Isso é feito principalmente pela pele.

• A regulação do nível de glicose no sangue. Isso é feito principalmente pelo fígado e insulina e glucagon secretados pelo pâncreas no corpo.


Portanto, analisando do ponto de vista da Educação Física, os melhores exercícios para a manutenção da homeostase ser feita são aqueles onde são utilizados pouco peso, ou seja, alongamentos e exercicios aeróbicos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas