Logo Passei Direto
Buscar

Medicina

Outros
Joana insiste várias vezes que “precisa fazer logo uma ressonância para saber o que tem”. O médico, embora saiba que o exame não é necessário neste momento, sente-se pressionado a solicitá-lo “para evitar conflito”.
Ao ceder, essa atitude reflete:
a. Prática centrada no paciente, pois atende ao desejo dela.
b. Comunicação empática, pois acolhe a angústia da paciente.
c. Influência de fatores contextuais e emocionais que podem levar a condutas desnecessárias.
d. Boa prática, pois ressonância sempre ajuda no diagnóstico.
User badge image
Questões Para o Saber

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar as alternativas com base na situação apresentada: a. Prática centrada no paciente, pois atende ao desejo dela. - Embora o médico esteja atendendo ao desejo da paciente, isso não é necessariamente uma prática centrada no paciente, já que o exame não é necessário. b. Comunicação empática, pois acolhe a angústia da paciente. - A comunicação empática é importante, mas ceder a um pedido desnecessário não é o melhor exemplo de acolhimento. c. Influência de fatores contextuais e emocionais que podem levar a condutas desnecessárias. - Esta alternativa reflete bem a situação, pois o médico se sente pressionado por fatores emocionais e contextuais, levando-o a solicitar um exame que não é necessário. d. Boa prática, pois ressonância sempre ajuda no diagnóstico. - Isso não é verdade, já que a ressonância não é sempre necessária e pode levar a diagnósticos desnecessários. A alternativa correta é: c) Influência de fatores contextuais e emocionais que podem levar a condutas desnecessárias.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Considere os seguintes nomogramas com as probabilidade pré-teste e pós-testes diante de uma manobra de lasegue positiva e negativa em dois cenários diferentes: Cenário 1: Probabilidade de radiculopatia na APS Cenário 2: Probabilidade de radiculopatia em um ambulatório de cirurgia de coluna A manobra de Lasègue tem uma razão de verossimilhança positiva (LR+) de 3,2 e negativa (LR−) de 0,4. Considere dois cenários possíveis para Joana: 1. APS: primeira consulta com história de lombalgia inespecífica e exame físico com a manobra de Lasègue negativa. 2. Ambulatório de coluna: primeira consulta por uma queixa de lombalgia, mesma história e mesmo exame físico.
Com base nos conceitos de probabilidade pré-teste, pós-teste e raciocínio clínico, qual afirmação é correta?
a. Se Joana tivesse sido atendida primeiramente no ambulatório de coluna, com a mesma queixa e exame físico, lombalgia inespecífica não mais seria um diagnóstico relevante a ser considerado.
b. Uma lombalgia inespecífica atendida no ambulatório especializado aumenta o risco de sobrediagnóstico, pois um Lasègue negativo mantém probabilidade pós-teste moderada de 9%.
c. A probabilidade pós-teste de 14% após um Lasègue positivo na APS significa um diagnóstico de hérnia de disco e pronto encaminhamento ao ambulatório de cirurgia de coluna.
d. A decisão de encaminhar Joana para a ortopedia será baseada no valor de likelihood ratio positivo de 3,2 da manobra de Lasègue, uma vez que a probabilidade de cirurgia de coluna aumentou em 9%.

Mais conteúdos dessa disciplina