Leia o fragmento de texto a seguir:
“A imprensa torna-se, portanto, uma arena de disputa pelos atores que buscam visibilidade e atenção, o que reforça dialeticamente o poder da mídia em dar visibilidade a tais atores e temas. Tal capacidade, a de desempenhar influência e colaborar na formação da opinião pública, bem como a de atender ao interesse público, sobretudo diante o Estado e a Economia, confere à mídia o título de quarto poder, segundo Lippmann [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RIBEIRO, A. T.; BARROS JUNIOR, J. L. F. Deserto de notícias: um olhar sobre a diferença de oferta midiática entre grandes centros urbanos e pequenas cidades no Paraná. Revista de Estudos Universitários, v. 48, n. 1, 2022. p. 4. Disponível em: . Acesso em: 03 mai 2024.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base Deserto de notícias: um olhar sobre a diferença de oferta midiática entre grandes centros urbanos e pequenas cidades no Paraná, assinale a alternativa que apresenta corretamente a função da imprensa na sociedade:
A
Servir como um meio de entretenimento e distração para a população.
B
Agir como um cão de guarda que protege o interesse público contra o abuso de poder estatal e econômico.
C
Priorizar a transmissão de informações triviais e cotidianas que não afetam significativamente a vida pública.
D
Evitar confrontar figuras de autoridade para manter um ambiente de estabilidade política.
E
Focar exclusivamente em notícias internacionais, ignorando as questões locais para ampliar o repertório da população.
Ed
anteontem
Vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao fragmento de texto apresentado: A) Servir como um meio de entretenimento e distração para a população. - Falsa. Embora a imprensa possa ter um aspecto de entretenimento, o fragmento enfatiza a função da mídia em dar visibilidade e influenciar a opinião pública, não apenas entreter. B) Agir como um cão de guarda que protege o interesse público contra o abuso de poder estatal e econômico. - Verdadeira. O fragmento menciona a capacidade da mídia de atender ao interesse público e de influenciar a opinião pública, o que se alinha com a ideia de agir como um "cão de guarda". C) Priorizar a transmissão de informações triviais e cotidianas que não afetam significativamente a vida pública. - Falsa. O texto não sugere que a imprensa deva priorizar informações triviais, mas sim que desempenha um papel importante na formação da opinião pública. D) Evitar confrontar figuras de autoridade para manter um ambiente de estabilidade política. - Falsa. O fragmento não sugere que a imprensa deva evitar confrontos; pelo contrário, ela é apresentada como uma arena de disputa. E) Focar exclusivamente em notícias internacionais, ignorando as questões locais para ampliar o repertório da população. - Falsa. O texto não menciona que a imprensa deve focar apenas em notícias internacionais, mas sim que ela deve dar visibilidade a diversos atores e temas. Portanto, a alternativa que apresenta corretamente a função da imprensa na sociedade, de acordo com o fragmento, é a B) Agir como um cão de guarda que protege o interesse público contra o abuso de poder estatal e econômico.