Logo Passei Direto
Buscar
Estudar cientificamente o movimento humano só é possível quando as ações motoras forem compreendidas como reflexo de uma maneira de ser no mundo, que se explica pela característica da natureza humana, do indivíduo e de uma cultura. Com isso, a dificuldade teórica de classificação do movimento fica resolvido, pelo menos no âmbito do presente trabalho. Ao enfocá-lo estaremos, sem dúvida, referindo-nos a manifestações tipicamente humanas dotadas de significado.
Ao correr uma prova em distância curta, o que deve ser observado no segmento motor, do ponto de vista da técnica?
Olhar ao horizonte, tronco levemente inclinado à frente, coordenação alternada de braços e pernas, elevação de joelhos, mãos fechadas e pés tocando o solo a partir das pontas.
Olhar a frente, tronco levemente inclinado à frente, coordenação simultânea de braços e pernas, elevação baixa de joelhos, mãos espalmadas e pés tocando o solo nos calcanhares.
Olhar ao solo, tronco bastante inclinado à frente, coordenação simultânea de braços e pernas, elevação de joelhos, mãos espalmadas e pés tocando o solo realizando o movimento do calcanhar para a ponta.
User badge image
Questões para o Sucesso

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Para uma corrida de distância curta, a técnica correta a ser observada no segmento motor inclui: - Olhar ao horizonte - Tronco levemente inclinado à frente - Coordenação alternada de braços e pernas - Elevação de joelhos - Mãos fechadas - Pés tocando o solo a partir das pontas Essa postura ajuda a otimizar a eficiência e a velocidade durante a corrida.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Analise a situação hipotética abaixo: Uma determinada pessoa deseja iniciar um programa de treinamento de corrida a fim de participar de provas de rua organizadas na cidade onde mora. Trata-se de uma pessoa com poucos recursos e que conta apenas com um par de tênis, um relógio com cronômetro e você como professor. Assim, como parâmetro para avaliação da condição física do aluno e para controlar a intensidade do treinamento, você precisa pensar em utilizar a aferição da frequência cardíaca. Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta.
Para a adequada aferição da frequência cardíaca, o aluno deverá pressionar a região carótida ou radial com os dedos indicador e médio durante 6, 10 ou 15 segundos, multiplicando a quantidade de batimentos obtida por 10, 6 ou 4, respectivamente, obtendo assim, o número de batimentos por minuto.
A alternativa está correta. O monitoramento da frequência cardíaca é um ótimo parâmetro para o controle da intensidade do treinamento e avaliação da capacidade aeróbica quando se dispõe de recursos limitados. Assim, a maneira mais adequada de realizar sua aferição é utilizando os dedos indicador e médio, fazendo uma leve pressão na região das artérias carótida (pescoço) ou radial (próximo ao punho). Os batimentos são contados por 6, 10 ou 15 segundos e multiplicados por 10, 6 ou 4, respectivamente, a fim de se obter a quantidade de batimentos em 1 minuto.
Para a adequada aferição da frequência cardíaca, o aluno deverá comprar um frequencímetro que conta com sensor peitoral e receptor em forma de relógio, pois assim pode-se definir as zonas de pressão arterial mais adequadas ao treinamento.
Para a adequada aferição da frequência cardíaca, o aluno deverá utilizar um estetoscópio na região peitoral durante 30 ou 60 segundos, multiplicando a quantidade de batimentos obtida por 20 ou 10, respectivamente, obtendo assim, a quantidade de batimentos por hora.
Para a adequada aferição da frequência cardíaca durante o treinamento, o aluno deverá pressionar a região radial com o polegar durante 30 ou 60 segundos, multiplicando a quantidade de batimentos obtida por 20 ou 10, respectivamente, obtendo assim, o número de batimentos por hora.
Para a adequada aferição da frequência cardíaca, o aluno deverá pressionar com a palma da mão a região peitoral durante 10 segundos, multiplicando a quantidade de batimentos obtida por 10, obtendo assim, o número de batimentos por minuto.

Mais conteúdos dessa disciplina