Logo Passei Direto
Buscar
A corrida de 100 m rasos tem como característica a manifestação da velocidade na sua forma máxima em grande parte da prova, exigindo esforços máximos do atleta.
É correto o que se afirma em:
I. É uma prova com predominância do sistema energético aeróbico.
II. É uma prova com predominância do sistema anaeróbico alático.
III. É uma prova com predominância do sistema energético anaeróbico lático.
IV. É uma prova de pista e considerada de velocidade pura.
I e IV, apenas.
III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
User badge image
Aprendendo com Exercícios

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar cada afirmativa: I. É uma prova com predominância do sistema energético aeróbico. Falso. A corrida de 100 m rasos é uma prova de curta duração e alta intensidade, onde o sistema aeróbico não é o principal responsável pela produção de energia. II. É uma prova com predominância do sistema anaeróbico alático. Verdadeiro. O sistema anaeróbico alático (ou sistema de fosfagênio) é o principal responsável pela produção de energia em provas de curta duração e alta intensidade, como os 100 m rasos. III. É uma prova com predominância do sistema energético anaeróbico lático. Falso. O sistema anaeróbico lático (que envolve a produção de ácido lático) não é predominante nos 100 m rasos, pois essa prova é muito curta para que a acumulação significativa de ácido lático ocorra. IV. É uma prova de pista e considerada de velocidade pura. Verdadeiro. A corrida de 100 m rasos é, de fato, uma prova de pista e é considerada uma prova de velocidade pura. Agora, vamos ver as combinações: - I e IV, apenas. (Falso, pois I é falso) - III e IV, apenas. (Falso, pois III é falso) - II e IV, apenas. (Verdadeiro, pois II e IV são verdadeiros) Portanto, a alternativa correta é: II e IV, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Analise a situação hipotética abaixo: Uma determinada pessoa deseja iniciar um programa de treinamento de corrida a fim de participar de provas de rua organizadas na cidade onde mora. Trata-se de uma pessoa com poucos recursos e que conta apenas com um par de tênis, um relógio com cronômetro e você como professor. Assim, como parâmetro para avaliação da condição física do aluno e para controlar a intensidade do treinamento, você precisa pensar em utilizar a aferição da frequência cardíaca. Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta.
Para a adequada aferição da frequência cardíaca, o aluno deverá pressionar a região carótida ou radial com os dedos indicador e médio durante 6, 10 ou 15 segundos, multiplicando a quantidade de batimentos obtida por 10, 6 ou 4, respectivamente, obtendo assim, o número de batimentos por minuto.
A alternativa está correta. O monitoramento da frequência cardíaca é um ótimo parâmetro para o controle da intensidade do treinamento e avaliação da capacidade aeróbica quando se dispõe de recursos limitados. Assim, a maneira mais adequada de realizar sua aferição é utilizando os dedos indicador e médio, fazendo uma leve pressão na região das artérias carótida (pescoço) ou radial (próximo ao punho). Os batimentos são contados por 6, 10 ou 15 segundos e multiplicados por 10, 6 ou 4, respectivamente, a fim de se obter a quantidade de batimentos em 1 minuto.
Para a adequada aferição da frequência cardíaca, o aluno deverá comprar um frequencímetro que conta com sensor peitoral e receptor em forma de relógio, pois assim pode-se definir as zonas de pressão arterial mais adequadas ao treinamento.
Para a adequada aferição da frequência cardíaca, o aluno deverá utilizar um estetoscópio na região peitoral durante 30 ou 60 segundos, multiplicando a quantidade de batimentos obtida por 20 ou 10, respectivamente, obtendo assim, a quantidade de batimentos por hora.
Para a adequada aferição da frequência cardíaca durante o treinamento, o aluno deverá pressionar a região radial com o polegar durante 30 ou 60 segundos, multiplicando a quantidade de batimentos obtida por 20 ou 10, respectivamente, obtendo assim, o número de batimentos por hora.
Para a adequada aferição da frequência cardíaca, o aluno deverá pressionar com a palma da mão a região peitoral durante 10 segundos, multiplicando a quantidade de batimentos obtida por 10, obtendo assim, o número de batimentos por minuto.

Mais conteúdos dessa disciplina