Buscar

como estaria afetada, nesse paciente, a via de sinalização envolvida?

R.S., 55 anos, sexo masculino, procurou seu médico queixando-se de má digestão e perda de peso. Após o exame físico e a análise dos exames solicitados o médico chegou à conclusão que havia uma deficiência nos receptores muscarínicos da acetilcolina. Sabendo-se que o mecanismo de ação do respectivo neurotransmissor envolve o aumento intracelular de cálcio, explique detalhadamente...como estaria afetada, nesse paciente, a via de sinalização envolvida?

💡 2 Respostas

User badge image

Pedro Lopes

Então, a via de sinalização é a metabotrópica pela proteína Gq. Isso significa que a acetilcolina se liga a um receptor que ativa a PLC, a qual vai quebrar os fosfolipídios da membrana celular em IP3 e DAG. O IP3 vai ao retículo endoplasmático liso e promove a movimentação de cálcio intracelular, que gera exocitose. Portanto, a má digestão é ocasionada pela não ativação dos receptores que promoveriam a excreção de enzimas digestivas.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Nos neurônios pós-ganglionares do SNP,a acetilcolina é o neurotransmissor principal. Esse receptores  são divididos em dois grupos: os receptores muscarínicos e os receptores nicotínicos. 



Especificamente em relação ao muscarínicos de acetilcolina, eles fazem parte da família de receptores aderidos à proteína G e ativam as aberturas iônicas por meio de uma cascata de reações químicas. Eles são encontrados em todas as células alvos do sistema nervoso parassimpático e também nas dos neurônios simpáticos.


Formando o grupo dos receptores muscarínicos, encontramos dois grupos: M1 e M2. Algumas drogas são capazes de atuar em apenas um dos dois. Por exemplo,  a pirenzepina ativa quase que exclusivamente os receptores M1, não apresentando efeitos sobre M2.


Assim, vemos que a via de sinalização que está afetada são as células do sistema nervoso parassimpático, provavelmente por deficiência de algum neurotransmissor que não consegue se comunicar os os muscarínicos.
 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais