Buscar

É possivel voce pessoa física pode constituir uma sociedade com a eireli de sua propriedade. preciso de um caso concreto ou decisao

💡 2 Respostas

User badge image

Thais Moreira

preciso de decisoes ou jurisprudencias de correntes contra e a favor

1
Dislike0
User badge image

Larissa Trindade

EIRELI

EIRELI – definição:

Criada pela Lei 12.441, de 11/07/2011, a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada - EIRELI é aquela constituída por uma única pessoa titular da totalidade do capital social, devidamente integralizado, que não poderá ser inferior a 100 (cem) vezes o maior salário-mínimo vigente no País. O titular não responderá com seus bens pessoais pelas dívidas da empresa.

EIRELI – participação em quadro societário:

Uma pessoa física somente pode constituir uma EIRELI, isto é, somente pode ser única sócia de uma única empresa.

Impedidos de constituir mais de uma EIRELI, algumas pessoas físicas têm optado por criar sociedades entre elas e uma EIRELI (delas mesmas) para evitar a composição da pluralidade de sociedades com outras pessoas desvinculadas ao negócio. Ou seja, algumas sociedades têm apresentado um quadro de sócios composto por uma pessoa física e uma EIRELI da qual aquela mesma pessoa física seja titular.

A 1ª Vara de Registros Públicos da Capital de São Paulo (1ª VRPSP) julgou o Processo nº 0046207-34.2012.8.26.0100, que decidiu pela possibilidade de participação de Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) como sócia em outra sociedade. A sentença foi proferida pelo MM. Juiz de Direito Dr. Marcelo Martins Berthe.

No caso em tela,o Juiz de Direito entendeu que a EIRELI é Pessoa Jurídica de Direito Privado, com personalidade jurídica e patrimônio próprio, não se encontrando, inclusive, qualquer proibição para que participe como sócia em outra sociedade, tal como a sociedade por cotas de responsabilidade limitada, cujas disposições são aplicáveis às EIRELI. Afirmou, ainda, acerca da pluralidade de sócios, que o importante é a existência de mais de uma pessoa, com patrimônios e personalidades jurídicas próprias, não se confundindo a pessoa jurídica da empresa individual com a pessoa de seu titular pessoa natural com patrimônio diverso e personalidade jurídica distinta.

Destaca-se, por fim, o seguinte trecho da sentença proferida:

“Não há, pois, como falar que uma sociedade não pudesse receber uma Eireli como sócia, apenas porque o único sócio, pessoa natural, e o titular da Eireli, sejam os mesmos. Haverá duas pessoas diversas, e que não podem ser confundidas. A pluralidade de sócios deve ter sua existência considerada a partir da existência de pessoas diversas, pouco dizendo que uma das pessoas jurídicas de direito privado tenha como titular a mesma pessoa natural que integra a sociedade, o que é irrelevante para a regular existência da sociedade com pluralidade de pessoas. Assim afasto o óbice posto para a averbação da alteração contratual que pretende o ingresso da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada – EIRELI como sócia da requerente.” 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais