De fato, o fenômeno associativo tem no vínculo de lealdade entre órgãos sociais e sócios um ponto-chave para a elaboração de regras de conduta. Pode-se considerar que os deveres de lealdade intrassocietária integram a boa-fé como instituto jurídico. Os analistas são pródigos em referência aos respectivos pontos de contato, afirmando Marcelo von Adamek ter o dever de lealdade se despregado da boa-fé e, como esta, atuar como uma cláusula geral, carecendo, portanto, de mediação concretizadora: sua intensidade só pode ser aferida diante da concreta situação jurídica do sócio (Martins-Costa, 2018, p. 314).
Conforme o texto apresentado e sobre a relação entre a cidadania e boa-fé, analise as afirmativas a seguir:
I. A boa-fé está fundamentada na lealdade, sem a qual o princípio será esvaziado.
II. A boa-fé é um princípio geral. Por isso, é premissa inafastável em todas as relações intersubjetivas.
III. A boa-fé tem previsão na norma jurídica. No entanto, as especificidades desse princípio devem ser ponderadas em cada caso.
IV. A cidadania pode ser construída independentemente da boa-fé, em termos contemporâneos humanistas, desde que exista o sentimento de pertencimento entre os cidadãos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e IV, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e III, apenas.
Alternativa 5:
II, III e IV, apenas.
Ed
há 2 meses
Vamos analisar cada afirmativa: I. A boa-fé está fundamentada na lealdade, sem a qual o princípio será esvaziado. Correto. O texto destaca que o dever de lealdade integra a boa-fé e que esta depende da lealdade para ter efetividade. II. A boa-fé é um princípio geral. Por isso, é premissa inafastável em todas as relações intersubjetivas. Correto. A boa-fé é um princípio geral do direito e deve ser observada em todas as relações entre pessoas. III. A boa-fé tem previsão na norma jurídica. No entanto, as especificidades desse princípio devem ser ponderadas em cada caso. Correto. O texto menciona que a intensidade da boa-fé deve ser aferida diante da situação concreta, ou seja, deve ser ponderada caso a caso. IV. A cidadania pode ser construída independentemente da boa-fé, em termos contemporâneos humanistas, desde que exista o sentimento de pertencimento entre os cidadãos. Incorreto. A boa-fé é um princípio fundamental para as relações sociais e jurídicas, e a construção da cidadania depende dela, não podendo ser dissociada do sentimento de lealdade e confiança. Portanto, os itens corretos são I, II e III. A alternativa correta é: Alternativa 4: I, II e III, apenas.
Cadastre-se ou realize login