Um professor está preparando seus alunos da faixa etária entre 14 e 15 anos, para participarem de uma competição estudantil de atletismo. Em seu planejamento existe uma aula em que as atividades principais serão:
- exercícios de mobilidade durante 20 minutos,
- um treinamento intervalado, em que os alunos correrão dez vezes a distância de 30m em velocidade máxima, com um intervalo de 30 segundos entre as repetições, e por fim,
- um treinamento pliométrico composto por 3 séries de 10 saltos em contra movimento.
Considerando as informações acima, assinale a opção que indica corretamente a prova para qual prova o professor, conduzindo sua aula dessa forma, está preparando seus alunos.
Grupo de escolhas da pergunta
Salto em distância, uma vez que, na segunda parte a aula trabalha a aceleração em distância curta, e na última, a potência de membros inferiores.
Salto em altura, pois a aula tem como foco a velocidade máxima e força de membros inferiores.
Salto com vara, pois a aula trabalha o desenvolvimento da capacidade de aceleração e força de membros inferiores e core.
3.000m com obstáculos, pois é uma prova que exige velocidade e forma de membros inferiores para os saltos sobre os obstáculos.
400m com barreiras, pois a aula está focada prioritariamente no desenvolvimento do metabolismo anaeróbio lático
Ed
há 2 meses
A aula descrita foca em exercícios de mobilidade, treinamento intervalado com corridas curtas de 30m em velocidade máxima e treinamento pliométrico para potência dos membros inferiores. Esses elementos indicam preparação para uma prova que exige aceleração rápida, velocidade máxima em distâncias curtas e potência muscular para saltos. Analisando as opções: - Salto em distância: envolve aceleração em curta distância e potência dos membros inferiores, compatível com o treinamento descrito. - Salto em altura: também exige força e velocidade, mas o foco em corridas de 30m não é tão específico para essa prova. - Salto com vara: além da força e aceleração, requer técnica específica e trabalho de core, não enfatizado na aula. - 3.000m com obstáculos: é uma prova de resistência e técnica, diferente do foco em velocidade máxima e potência. - 400m com barreiras: exige metabolismo anaeróbio lático, mas a aula enfatiza sprints curtos e pliometria, mais voltados para explosão. Portanto, a opção correta é: Salto em distância, uma vez que, na segunda parte a aula trabalha a aceleração em distância curta, e na última, a potência de membros inferiores.