Logo Passei Direto
Buscar
A transposição didática digital, também chamada de transposição informática, pode se dar de diferentes maneiras, dependendo da concepção de ensino-aprendizagem adotada. Analise as duas listas a seguir: Concepções de ensino-aprendizagem I. Centrada na dimensão tecnológica II. Centrada no acesso à informação III. Centrada em novas metodologias IV. Centrada na construção do conhecimento Papéis do professor 1. Tornar-se designer de propostas de aprendizagem 2. Aproveitar as potencialidades do acesso à informação 3. Dominar as tecnologias apropriadamente 4. Apoiar o processo de aprendizagem do aluno, cedendo-lhe o controle sempre que ele for capaz de assumi-lo
Agora assinale a relação correta entre as concepções de ensino-aprendizagem e o papel do professor:
I-D; II-C; III-B; IV-A
I-C; II-B; III-A; IV-D
I-B; II-A; III-D; IV-C
I-B; II-C; III-A; IV-D
I-A; II-B; III-C; IV-D
User badge image
Praticando Para Aprender

há 4 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar as correspondências entre as concepções de ensino-aprendizagem e os papéis do professor: Concepções: I. Centrada na dimensão tecnológica II. Centrada no acesso à informação III. Centrada em novas metodologias IV. Centrada na construção do conhecimento Papéis do professor: 1. Tornar-se designer de propostas de aprendizagem 2. Aproveitar as potencialidades do acesso à informação 3. Dominar as tecnologias apropriadamente 4. Apoiar o processo de aprendizagem do aluno, cedendo-lhe o controle sempre que ele for capaz de assumi-lo Agora, relacionando: - I (dimensão tecnológica) → 3 (dominar as tecnologias apropriadamente) - II (acesso à informação) → 2 (aproveitar as potencialidades do acesso à informação) - III (novas metodologias) → 1 (tornar-se designer de propostas de aprendizagem) - IV (construção do conhecimento) → 4 (apoiar o processo de aprendizagem do aluno, cedendo-lhe o controle) Portanto, a correspondência correta é: I-3 (A), II-2 (B), III-1 (C), IV-4 (D) Assim, a alternativa correta é: I-A; II-B; III-C; IV-D

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Cada vez mais ouviremos falar em curadoria, no âmbito das tecnologias digitais e sua relação com o processo educativo. Porém, a curadoria não é uma competência de característica única e pode oferecer diversas possibilidades a tal processo.
Portanto, com respeito ao modelo mash-up (mistura) de curadoria, assinale a seguir a alternativa correta:
Tem por objetivo a fusão de conteúdos existentes para criar um novo ponto de vista.
Consiste em exibir em único local as informações mais relevantes sobre um tema.
Refere-se à organização temporal dos conteúdos em uma linha do tempo.
Trata-se de uma técnica de simplificação dos conteúdos curados.
Tem por estratégia recontar a história por meio de materiais informativos que existem ao longo do tempo.

A curadoria é uma das respostas que surgiram no contexto da demanda de competências midiáticas e informacionais. Embora possamos falar em curadoria em diversos âmbitos, no âmbito educacional ela tem sido cada vez mais presente.
Qual o significado da declaração: ''A curadoria educacional não ocorre no vácuo''?
A curadoria só funciona quando realizada em grupo.
A curadoria precisa estar atrelada a um projeto pedagógico claro.
A curadoria foca no uso operacional das mídias e ferramentas.
A curadoria ajuda o professor a optar mais pela prática que pela teoria.
A curadoria é uma tarefa exclusiva do professor.

No âmbito da tecnologia digital, especialmente quando se relaciona à transposição didática, muitos conceitos foram criados ou adaptados à realidade midiática em que vivemos. Um desses conceitos é o de noosfera, criado a partir das ideias de Yves Chevallard.
A noosfera é formada pelo(a):
Conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que permitem caracterizar alguém como uma pessoa alfabetizada ou letrada informacionalmente.
Conjunto de estratégias pedagógicas desenvolvidas pelo docente a fim de possibilitar aos seus alunos melhor compreensão do conteúdo apresentado.
Grupo de disciplinas escolares que compõe o saber científico, acrescido da metodologia e dos procedimentos para seu ensino.
Continuum de suportes informacionais e midiáticos que caracteriza a alfabetização midiática e informacional, englobando desde a decodificação de uma palavra até a leitura e interpretação completa de uma obra.
Comunidades de pais, funcionários, professores, diretores, alunos, sistemas da avaliação, políticas públicas educacionais que de alguma forma influenciam as transformações sofridas pelo saber sábio.

Mais conteúdos dessa disciplina