Logo Passei Direto
Buscar

Farmacologia

Colégio Objetivo
Sobre o tamanho de partículas e a absorção de fármacos, avalie as assertivas abaixo.
I - Uma estratégia tecnológica para melhorar a biodisponibilidade de fármacos classe II e IV do Sistema de classificação biofarmacêutica é a micronização. PORQUE II - A diminuição do tamanho de partícula até a escala micrométrica facilitará a dissolução de fármacos fracamente solúveis.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
User badge image
Tópicos de Farmacologia I

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Vamos analisar as assertivas: I - "Uma estratégia tecnológica para melhorar a biodisponibilidade de fármacos classe II e IV do Sistema de classificação biofarmacêutica é a micronização." Verdadeiro. A micronização reduz o tamanho das partículas, aumentando a área de superfície e, consequentemente, a taxa de dissolução, o que pode melhorar a biodisponibilidade de fármacos pouco solúveis (classes II e IV). II - "A diminuição do tamanho de partícula até a escala micrométrica facilitará a dissolução de fármacos fracamente solúveis." Verdadeiro. A redução do tamanho das partículas aumenta a área superficial exposta, facilitando a dissolução. Agora, a justificativa: a II explica corretamente a I, pois a micronização (redução do tamanho das partículas) melhora a dissolução, o que melhora a biodisponibilidade. Portanto, as asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. Resposta correta: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
details

Libere essa resposta sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Qual fator abaixo não é crítico para a absorção de uma suspensão?
Viscosidade.
Desagregação.
Dissolução.
Forma cristalina.
Tamanho de partícula.

Sobre a velocidade de absorção dos fármacos, assinale a alternativa correta.
Considerando o mesmo indivíduo, todos os fármacos apresentarão a mesma velocidade de absorção.
Um fármaco será absorvido na mesma velocidade para diferentes indivíduos, mas em velocidades diferentes das de outros fármacos.
A velocidade de absorção de um fármaco será sempre a mesma, independentemente do indivíduo e das suas condições fisiológicas.
Cada fármaco será absorvido com uma determinada velocidade, e um mesmo fármaco apresenta taxas de absorção diferentes ao longo do trato gastrointestinal.
Cada fármaco será absorvido com uma determinada velocidade, mas um mesmo fármaco é absorvido a uma mesma taxa ao longo do trato gastrointestinal.

Os eventos entre a administração de um medicamento oral e a manifestação de seu efeito farmacoterapêutico têm como característica:
A fase biofarmacêutica não depende das propriedades físico-químicas da formulação.
Os efeitos adversos não podem ser associados a eventos ocorridos na fase biofarmacêutica.
Nenhuma das alternativas.
Na fase farmacocinética de alguns fármacos, a metabolização hepática exerce forte influência.
As fases biofarmacêuticas e farmacocinéticas não exercem influência sobre a fase farmacodinâmica.

Um dos grandes avanços na área de biofarmácia foi a criação, em 1995, por Amidon e colaboradores, do Sistema de Classificação Biofarmacêutica (SCB). Levando-se em consideração a solubilidade aquosa e a permeabilidade dos fármacos pela via oral, esses autores propõem que se pode prever, com maior grau de assertividade, que variáveis como formulação, presença de alimentos e esquemas de dosagem irão influenciar na absorção oral dos fármacos.
Sobre o Sistema de Classificação Biofarmacêutica, assinale a alternativa correta.
Considera-se um fármaco como altamente permeável quando ele apresenta uma absorção in vivo em humanos igual ou maior que 50%, caso contrário ele é considerado fracamente permeável.
O fator limitante para fármacos de classe I é, unicamente, a dissolução do fármaco, independentemente das condições fisiológicas.
Os fatores limitantes para os fármacos de classe III não estão relacionados principalmente ao trânsito intestinal, permeabilidade da membrana e ao conteúdo luminal.
O fator limitante para fármacos de classe II é sua permeabilidade in vivo.
Os fatores limitantes para os fármacos de classe IV estão relacionados aos problemas de dissolução in vivo, pois a absorção é garantida pela alta velocidade de permeação.

Sobre a biodisponibilidade de fármacos, avalie as assertivas a seguir.
I - O método mais usado para avaliar a biodisponibilidade de um fármaco é a construção de uma curva de concentração plasmática x tempo.
II - Para a avaliação da biodisponibilidade de um fármaco, administra-se uma dose do fármaco por via oral em um paciente e coleta-se amostras de sangue em intervalos regulares de tempo para a análise da concentração do fármaco.
III - A curva que avalia a biodisponibilidade mostrará como a concentração do fármaco no trato gastrointestinal varia ao longo do tempo.
IV - A biodisponibilidade será definida pela medida da Área sob a curva (ASC), que nos diz a quantidade total de fármaco absorvida para a circulação sistêmica após a administração de uma dose única.
Somente I.
I, II e IV.
II, III e IV.
I e II.
II e III.

Mais conteúdos dessa disciplina