diferente das vias oxidativas dos carboidratos e dos lipídios, os aminoácidos não têm como objetivo central a produção de energia. Quais os objetos da degradação dos aminoácidos?
Ed
mês passado
A degradação dos aminoácidos tem como principais objetivos: 1. Produção de precursores para a síntese de novos compostos: os esqueletos carbonados dos aminoácidos são convertidos em intermediários metabólicos (como piruvato, acetil-CoA, ou intermediários do ciclo de Krebs) que podem ser usados para a síntese de glicose, lipídios ou outros aminoácidos. 2. Remoção do grupo amino: o nitrogênio dos aminoácidos é removido principalmente via transaminação e desaminação, sendo convertido em amônia, que é tóxica e deve ser eliminada pelo organismo, geralmente através da formação de ureia no ciclo da ureia. 3. Manutenção do balanço nitrogenado: a degradação permite o controle do excesso de aminoácidos e o reaproveitamento do nitrogênio para a síntese de novos aminoácidos ou outras moléculas nitrogenadas essenciais. Portanto, ao contrário dos carboidratos e lipídios, a degradação dos aminoácidos está mais relacionada à reciclagem de seus componentes para biossíntese e eliminação do nitrogênio, e não à produção direta de energia.
Cadastre-se ou realize login