Logo Passei Direto
Buscar

Controladoria

UniCesumar
Questão 3 O controle hormonal da glicemia compreende uma das etapas fundamentais na homeostasia do organismo, uma vez que, esse componente é fundamental para o funcionamento de órgãos imprescindíveis, como coração e sistema nervoso central (Burtis; Ashwood; Bruns, 2008). Fonte: ​BURTIS, C. A.; ASHWOOD, E. R.; BRUNS, D. E. Tietz fundamentos de química clínica. 6. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. ​As ilhotas de Langerhans são responsáveis na sua porção Beta pela secreção dos hormônios Insulinas e Glucagon, estes são desnecessários na homeostasia da glicemia sérica. PORQUE II. A liberação da Insulina compreende uma ação anabólica, sendo assim, o principal regulador do metabolismo da glicose através dos receptores de glicose (GLUT). A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: Alternativas Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. Alternativa 4: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. Alternativa 5: As asserções I e II são proposições falsas.
User badge image
Natalia Prochoroff Meyer

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar as asserções: I. "As ilhotas de Langerhans são responsáveis na sua porção Beta pela secreção dos hormônios Insulina e Glucagon, estes são desnecessários na homeostasia da glicemia sérica." - Incorreto: As ilhotas de Langerhans possuem células beta que secretam insulina, mas o glucagon é secretado pelas células alfa, não beta. Além disso, insulina e glucagon são essenciais para a homeostasia da glicemia, portanto não são desnecessários. II. "A liberação da Insulina compreende uma ação anabólica, sendo assim, o principal regulador do metabolismo da glicose através dos receptores de glicose (GLUT)." - Parcialmente correto: A insulina tem ação anabólica e é o principal regulador do metabolismo da glicose. Porém, a insulina atua estimulando os transportadores de glicose (GLUT), especialmente GLUT4, para facilitar a entrada da glicose nas células, mas os receptores de glicose não são propriamente "receptores" da insulina, e sim transportadores de glicose. Considerando isso: - A asserção I é falsa (erro na secreção do glucagon e na importância dos hormônios). - A asserção II é verdadeira em essência, apesar de uma pequena imprecisão, mas no contexto da questão é considerada verdadeira. Portanto, a alternativa correta é: Alternativa 4: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina