Logo Passei Direto
Buscar
(adaptado de IBFC- 2014). A leucemia pode ser definida como uma transformação que acontece na célula e leva a formação de um clone maligno, que perde o controle da divisão celular e tem a capacidade de invadir outros tecidos. A transformação é ocasionada mutações somáticas, multiplicação do DNA ou por alterações cromossômicas. Um tipo de leucemia manifesta-se por cansaço, fraqueza, febre, infecções e sangramentos.
Sobre a LLA analise as afirmativas a seguir: I. Um critério de diagnóstico é a contagem de mieloblastos superior a 20%. II. É uma doença caracterizada pela proliferação de plasmócitos na medula óssea e presença de proteína monoclonal no plasma. III. É a leucemia mais frequente em crianças, mas pode ocorrer em qualquer faixa etária, especialmente nos adultos com idade superior a 60 anos. IV. Um critério de diagnóstico é a contagem de linfoblastos superior a 20%. Marque a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
I. Um critério de diagnóstico é a contagem de mieloblastos superior a 20%.
II. É uma doença caracterizada pela proliferação de plasmócitos na medula óssea e presença de proteína monoclonal no plasma.
III. É a leucemia mais frequente em crianças, mas pode ocorrer em qualquer faixa etária, especialmente nos adultos com idade superior a 60 anos.
IV. Um critério de diagnóstico é a contagem de linfoblastos superior a 20%.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I e II apenas.
II e IV, apenas.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada afirmativa sobre a Leucemia Linfoide Aguda (LLA): I. "Um critério de diagnóstico é a contagem de mieloblastos superior a 20%." Incorreto. A contagem de mieloblastos > 20% é critério para Leucemia Mielóide Aguda (LMA), não para LLA. II. "É uma doença caracterizada pela proliferação de plasmócitos na medula óssea e presença de proteína monoclonal no plasma." Incorreto. Essa descrição corresponde ao mieloma múltiplo, não à LLA. III. "É a leucemia mais frequente em crianças, mas pode ocorrer em qualquer faixa etária, especialmente nos adultos com idade superior a 60 anos." Correto. A LLA é a leucemia mais comum em crianças, mas também pode ocorrer em adultos, especialmente idosos. IV. "Um critério de diagnóstico é a contagem de linfoblastos superior a 20%." Correto. Na LLA, o diagnóstico envolve a presença de linfoblastos > 20% na medula óssea. Portanto, as afirmativas corretas são III e IV. Alternativa correta: III e IV, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Púrpuras trombocitopênica trombótica (PTT), também conhecida como síndrome de Moschowitz, é uma doença rara que se instala de forma rápida e afeta tanto homens quanto mulheres, mas principalmente mulheres entre 30 e 40 anos, podendo ser adquirida ou hereditária. Trata-se de uma doença hematológica clássica, na qual ocorre a formação de microtrombos que frequentemente levam a uma oclusão de arteríolas e capilares da microcirculação, resultando em isquemia nos tecidos.
Sobre as alterações nas plaquetas a análise as relações entre as asserções a seguir. I. Pacientes que apresentem ausência ou alterações na ADAMTS13, apresentam a formação de agregados plaquetários intravasculares, resultando em trombos vasculares. Porque II. Os grandes multímeros do fvW são liberados da célula endotelial, esses são clivados e removidos da circulação pela enzima ADAMTS13 (Desintegrin and Metalloprotease with eight Thrombo Spondin-1-like), que cliva o fator em unidades menores não funcionais. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I. Pacientes que apresentem ausência ou alterações na ADAMTS13, apresentam a formação de agregados plaquetários intravasculares, resultando em trombos vasculares.
II. Os grandes multímeros do fvW são liberados da célula endotelial, esses são clivados e removidos da circulação pela enzima ADAMTS13 (Desintegrin and Metalloprotease with eight Thrombo Spondin-1-like), que cliva o fator em unidades menores não funcionais.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira enquanto a II é falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

''A leucemia linfocítica crônica (LLC) é caracterizada pelo acúmulo progressivo de linfócitos B malignos fenotipicamente maduros. Os locais primários da doença incluem sangue periférico, medula óssea, baço e linfonodos. Os sinais e os sintomas podem estar ausentes ou incluir linfadenopatia, esplenomegalia, hepatomegalia, febre sudorese noturna, perda ponderal não intencional e saciedade precoce. O diagnóstico é por citometria de fluxo e imunofenotipagem do sangue periférico.'' Fonte: EMADI, A.; LAW, J. Y. Leucemia linfocítica crônica (LLC). Publicado em: dez. 2018. Consultado na internet em: 4 jun. 2021.
Sabemos que o diagnóstico da LCC é feito pela imunofenotipagem. Qual é o imunofenótipo mais comum dela?
CD 20+, CD 19-, CD 23-, CD5+
CD 20+, CD 19+, CD23+ , CD5+
CD 20+, CD 19+, CD23-, CD5+
CD20+, CD19-, CD23-,CD 5-
CD20-, CD19-, CD23-, CD5-

Mais conteúdos dessa disciplina