Logo Passei Direto
Buscar
As células possuem mecanismos de conversão de energia, e precisam da existência de uma substância com capacidade de acumular a energia oriunda das reações que liberam energia. Substância essa conhecida por ou adenosinatrifosfato, um composto químico lábil, que existe em todas as células, sendo uma combinação de adenina, ribose e três radicais fosfato.
Respeito do exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- 0 ATP é considerado a "moeda energética" do trabalho fisiológico, provém do alimento, que após consumido, é digerido, e a energia dele é extraída e conservada na molécula de ATP que, ao sofrer a hidrólise, libera essa energia para que as reações químicas possam acontecer, como é caso da contração muscular para a realização de atividades físicas, por exemplo. PORQUE
II- é armazenado na célula em grande quantidade, assim, para garantir a continuidade da oferta desse substrato, organismo tem de equilibrar as taxas de utilização e síntese com a ação dos sistemas de fornecimento de energia, quando entra mecanismo exclusivamente aeróbico.
Assinale a alternativa CORRETA:
I- 0 ATP é considerado a "moeda energética" do trabalho fisiológico, provém do alimento, que após consumido, é digerido, e a energia dele é extraída e conservada na molécula de ATP que, ao sofrer a hidrólise, libera essa energia para que as reações químicas possam acontecer, como é caso da contração muscular para a realização de atividades físicas, por exemplo.
II- é armazenado na célula em grande quantidade, assim, para garantir a continuidade da oferta desse substrato, organismo tem de equilibrar as taxas de utilização e síntese com a ação dos sistemas de fornecimento de energia, quando entra mecanismo exclusivamente aeróbico.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 4 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 horas

Vamos analisar as asserções: I - O ATP é considerado a "moeda energética" do trabalho fisiológico, provém do alimento que, após consumido e digerido, tem sua energia extraída e conservada na molécula de ATP, que ao sofrer hidrólise libera energia para reações químicas, como a contração muscular. Essa afirmação é verdadeira. II - O ATP não é armazenado em grande quantidade na célula; por isso, para garantir a continuidade da oferta desse substrato, o organismo deve equilibrar as taxas de utilização e síntese por meio dos sistemas de fornecimento de energia, incluindo mecanismos aeróbicos. A afirmação de que o ATP é armazenado em grande quantidade é falsa. Portanto: - A primeira asserção é verdadeira. - A segunda asserção é falsa. Alternativa correta: A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais conteúdos dessa disciplina