Logo Passei Direto
Buscar
Rem Koolhaas, em seu texto sobre a "Cidade Genérica", faz a desconstrução dos ideais de cidade do modernismo e do pós-modernismo. Olha para a cidade do final do século XX e expõe de maneira desencantada suas conclusões.
Dentre as proposições acima, podemos afirmar que são corretas:
I. O discurso urbano do pós-modernismo baseado na história, memória coletiva, identidade, contexto e práticas sociais arraigadas só se aplica aos centros urbanos das cidades históricas, em especial as europeias, algumas do Oriente Médio, mas raríssimas na Ásia e no novo mundo.
II. Fora dos centros históricos, mesmo nas cidades antigas e bem preservadas da Europa, a cidade se construiu segundo um mix de experiências, tentativas e erros baseados em regramentos advindos das várias teorias urbanas que acompanharam a expansão urbana da era industrial.
III. História, contexto e identidade urbana só existem nos centros históricos e se tornaram bens de consumo da grande indústria do turismo mundial. Há história nas cidades genéricas, mas está distribuída de forma esparsa. Sempre ameaçada, requer estratégias de conservação de alto custo financeiro e político.
IV. As cidades genéricas são sempre cidades incompletas, onde a arquitetura tende a seguir padrões e tendências sempre mutáveis, onde a descontinuidade de linguagens e formas urbanas torna o espaço urbano fractal e disjuntivo. Sua velocidade de construção é acelerada. A sua obsolescência também. Substituições de partes não são traumáticas.
a) I, II, III e IV.
b) I, II e III.
c) I, II e IV.
d) II, III e IV.
e) II e IV.
User badge image
Aprimorando com Questões

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Vamos analisar cada item: I. O discurso urbano do pós-modernismo baseado em história, memória coletiva, identidade, contexto e práticas sociais se aplica principalmente aos centros históricos, especialmente na Europa e Oriente Médio, sendo raro na Ásia e no novo mundo. Isso está correto segundo Koolhaas, que destaca essa limitação do pós-modernismo. Item correto. II. Fora dos centros históricos, mesmo em cidades antigas da Europa, a cidade se construiu a partir de um mix de experiências e teorias urbanas durante a expansão industrial. Isso está correto, pois reflete a diversidade e experimentação nas áreas urbanas fora dos centros históricos. Item correto. III. História, contexto e identidade urbana só existem nos centros históricos e se tornaram bens de consumo do turismo mundial. Nas cidades genéricas, a história está dispersa, ameaçada e requer estratégias caras para conservação. Isso está correto e condiz com a visão crítica de Koolhaas sobre a cidade genérica. Item correto. IV. As cidades genéricas são sempre incompletas, com arquitetura seguindo padrões mutáveis, descontinuidade urbana, construção acelerada e obsolescência rápida, com substituições não traumáticas. Isso também está correto segundo Koolhaas. Item correto. Todos os itens I, II, III e IV estão corretos. Portanto, a alternativa correta é: a) I, II, III e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material