Buscar

É cabível preclusão ao Juiz?

É cabível a preclusão ao juiz que perdeu prazo para prolatar uma sentença?

Deveras, na minha opinião não é cabível a preclusão nesse caso posto que, se houver sanção ao mesmo a causa ficaria sem solução.

Mas queria respostas diversas para selecionar a melhor e reforçar minha compreensão. Obrigado.

💡 7 Respostas

User badge image

Ronald Lopes

http://www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/busca?q=PRECLUS%C3%83O+DO+PRAZO+PARA+O+RECURSO+CAB%C3%8DVEL

3
Dislike0
User badge image

Guilherme Burzynski Dienes

Preclusão se aplica apenas às partes, por ser a perda do direito de realizar um ato processual, pela inércia ou desídia. Se isso fosse aplicado aos juízes, haveria violação direta de vários princípios começando pelo princípio da inafastabilidade da jurisdição (art. 5º, XXXV, CF) e passando pelo princípio do juiz natural (art. 5º, LIII, CF). A lei confere já a penalidade à inércia do juiz (art. 193-199, CPC) e não é a preclusão.

Caso haja uma demora longa de um juiz em prolatar uma sentença, há a possibilidade de representação para o Presidente do Tribunal de Justiça Tribunal de Justiça (198, CPC).

0
Dislike0
User badge image

Túlio Parreiras

Entretanto, embora controvertido mas reconhecido pela jurisprudência, existe a chamada preclusão pro judicato, para a qual a ocorrência da preclusão em face de uma das partes do processo judicial gera também uma consequência jurídica para o Juízo, consistente na impossibilidade de alterar sua decisão. Assim, do mesmo modo como às partes é vedado, após a ocorrência da preclusão, objetivar a mudança do conteúdo decisório ou a prática de determinados atos processuais, também é defeso ao Juiz retratar-se tardiamente ou modificar a substância do que fora decidido. Isso ocorre porque os efeitos da preclusão também atingem os poderes do Juiz, o qual, em regra, não pode decidir novamente questões já resolvidas. Saliente-se que em se tratando de questões de ordem pública, a preclusão não se opera, podendo ser decididas novamente a qualquer tempo e grau ordinário de jurisdição, prescindindo de provocação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais