Buscar

QUAIS AS NOVAS VANTAGENS DO NOVO CPC?

💡 3 Respostas

User badge image

Vinicius Mendonça de Britto

Se você pegar os Código Buzaid e comparar com o NCPC, verá que poderá jogar fora ao menos 80% do que sabe, no que se refere ao antigo Estatuto Processual.

0
Dislike0
User badge image

Jussara Ferreira Carlos

Celeridade processual é das principais finalidades do NCPC, por exempo mudanças  quanto ao recurso , o juízo de admissibilidade no recurso de apelação que era realizado  em 1° grau,  com o NCPC será realizado em 2°grau ( tribunal)  cabendo ao juiz de 1° grau apenas receber a  apelação ,intimar a parte para contrarrazões e remeter os autos ao tribunal. Isso na prática  acelera bastante o andamento do processopois este não fica preso em 1° estância.

0
Dislike0
User badge image

Jussara Ferreira Carlos

Também ainda qto ao recurso (art.994 NCPC) os prazos para estes são todos 15 dias utéis ( antes não eram dias utéis) com exceção apenas de embargos de declaração que são de 05 dias utéis . 

As decisões interlocutórias que não comportarem agravo de instrumento ( pois o NCPC apresenta rol taxativo dos casos que cabem agravo de instrumento) não mais precluem, devendo ser suscitadas diretamente em sede de apelação ou contrarrazões de apelação.

Além destas mudanças outras mais como preparo, votação em tribunal, recurso interno, substituiçaõ de efeitos devolutivo por suspensivo por relator em caso de periculum in mora dentre outras. Mas é justamente em Recursos que estão as maiores mudanças do CPC, com o intuito de simplificar e acelerar.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais