Buscar

geometria analitica

Queremos estudar nesta atividade o problema da distância, ou seja, determinar a distância percorrida por uma partícula durante determinado período de tempo, conhecendo a sua velocidade em todo esse período de tempo.

     Abordamos em Cálculo Diferencial o problema da velocidade instantânea por meio das derivadas, e queremos resolver o problema da distância utilizando o processo inverso da diferenciação – a integração.

    Para uma partícula que se movimenta em velocidade constante (v), a distância percorrida (s) em determinado período de tempo (∆t) é dada por:

                                                                          s = v.∆t

 Neste caso, podemos verificar que, se temos o gráfico da velocidade em função do tempo, teremos um gráfico de uma função constante que, determinando a área da região do gráfico em um período do tempo, teremos a distância.

 

 

 

     Mas nosso problema é que a velocidade não é constante, ela varia em função do tempo. E é possível demonstrar que a distância percorrida é igual à área sob o gráfico da função velocidade positiva, utilizando o Teorema Fundamental do Cálculo ao considerar v (t)= s (t).

 

 

Vejamos um exemplo. Se sabemos que uma partícula se move em linha reta com velocidade (m/s) dada por v (t) = qual o deslocamento total da partícula entre t = 2s e = 10s? ..

 

 

💡 1 Resposta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

geometria analitica

Geometria Analítica

UNINASSAU

User badge image

Guilherme Lucas

Question Icon

Geometria analitica

Geometria Analítica

UEPB

User badge image

Matteus Medeiros

Question Icon

geometria analitica

Geometria Analítica

FJN

User badge image

Rogério kenneth