Buscar

O que caracteriza um projeto?

💡 2 Respostas

User badge image

L B

projeto, sinteticamente falando, é composto de três restrições: tempo, custo e qualidade.

Conforme Maximiano (2002, p.26), a definição de projeto é “umempreendimento temporário de atividade com início, meio e fim programados, que tem por objetivo fornecer um produto singular e dentro das restrições orçamentárias”, para satisfazer as necessidades dos stakeholders. Seja qual for o tipo de projeto (construção de um avião, desenvolvimento de uma nova versão de software, uma viagem, construção de um edifício, etc.).

Segundo Xavier, (2005, p.5), e de acordo com a norma ISO 10.006 (diretrizes de qualidade de gerenciamento de projetos), o projeto é:

Um processo único, consistindo de um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para início e término, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custo e recursos.

Por isso um projeto surge em resposta a um problema e/ou uma necessidade concreta. E elaborar um projetoé, antes de qualquer coisa, contribuir para a solução de problemas, transformando idéias em ações planejadas e executadas de acordo com o que o projeto estipula no contrato.
Segundo a ONU (1984), “Projeto é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas, com o fim de alcançar objetivos específicos dentro dos limites de um orçamento e de um período de tempo dados”.
Este objetivo a ser alcançado no projeto é chamado também de “produto“.

Neste material utilizaremos esta nomenclatura toda vez que estivermos nos referindo ao que o projeto busca entregar, lembrando que não necessariamente deve ser um bem material, podendo ser também uma idéia ou um serviço.

2
Dislike1
User badge image

Davi Souza

Possuí início e término definidos.


????????????
2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais