Buscar

[Carboidratos] Defina isomeria óptica, projeção de Fisher, dextrógeno, levógeno e carbono alfa e beta

💡 2 Respostas

User badge image

Jéssica Fernandes

A isomeria óptica em química, é o tipod e isomeria espacial que estuda o comportamento de determinadas substâncias na presença de luz polarizada. Isômeros ópticos possuem a mesma fórmula molecular mas são compostos diferentes.

Já a projeção de Fisher é a representação bidimensional de uma molécula tridimensional. Sabe aquela fórmula estrutural de um composto que você faz cheio de tracinhos, ligando os elementos? É basicamente isso.

Dextrógeno é o termo que se usa para quando a luz polarizada desvia carbonos para a direita e levógino é para esquerda, essa classificação pode ser feita olhando a projeção de Fisher do seu composto.

O carbono alfa  refere-se ao carbono adjacente ao grupo funcional (o carbono é ligado a primeira posição, ou posição alfa, logo após o carbono que possui a função) e o segundo carbono após o alfa, é o beta.

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Temos que nos estudos realizados a respeito dos carboidratos, aparecem vários exemplos de isomeria ótica.


A isomeria ótica em carboidratos é um tipo de isomeria que aparece quando a molécula possui um ou mais átomos de carbono assimétricos.


Sabemos que a maioria dos açúcares possui pelo menos um centro quiral, e o número de centros aumenta à medida que cresce a cadeia de açúcares. Essa forma enantiomérica dos compostos pode ser analisada pela projeção de Fischer.


O Dextrógeno (D) tem a capacidade de desviar a luz plano polarizada para a direita e o Levógero (L) desvia a luz para a esquerda.


Na reação com carboidratos, auando a hidroxila está abaixo, diz-se que a glicose está em sua forma alfa (α), e quando está acima, diz-se que a glicose está em sua forma beta (β).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais