Buscar

O que são carboidratos redutores e não-redutores?

Cite exemplos e mostre a reação na estrutura

💡 2 Respostas

User badge image

Ana Cláudia Dias

Os carboidratos redutores são aqueles que apresentam, pelo menos, um carbono anométrico livre, ou seja, não ligado a nenhum outro composto. 

3
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Carboidratos redutores são aqueles capazes de reduzir íons metálicos – como a prata e o cobre - em reações nas quais o açúcar se oxida formando ácidos carboxílicos. Grupo carbonila (cadeia aberta) ou hidroxila (cadeia cíclica).


Existem carboidratos que, em determinada ocasião, são doadores de elétrons (reduzem os agentes oxidantes) porque apresentam o seu carbono anomérico (aquele ao qual esta ligado o grupo funcional -aldeido ou cetona-) livre ou potencialmente reativo, como o caso da glicose, onde um de seus monossacarídeos, quando ligados, tem tal carater.


Na molécula de sacarose, por exemplo, a ligação osídica que se dá através das duas oses é por meio do carbono anomérico de ambas, perdendo sua capacidade redutora (o açúcar invertido contido em alimentos é a hidrolise da sacarose, com o objetivo de liberar suas oses e torna-la redutora, pois todos os monossacarídeos são redutores).


Portanto, devido a tal capacidade, é possível empregar métodos de análise para a qualificação e quantificação dos carboidratos, como o teste de Fehling.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais