Buscar

O INSS é um contrato de seguro conforme o art. 789 do Codigo Civil?

O INSS é um contrato de seguro conforme o art. 789 do Codigo Civil?

💡 2 Respostas

User badge image

Marcelo Morelatti Valença

Não é um contrato de seguro comum, trata-se de seguro social com aplicação das normas de direito público (normas vigentes).
3
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

O seguro, como definido pelo Código e doutrina civilista, não basta para caracterizar o objetivo de proteção social inerente à seguridade, porque lá a noção de risco está sempre atrelada a dano, prejuízo que deve ser compensado por indenização.

Na seguridade social, entretanto, a proteção nem sempre se origina de dano, como por exemplo, a invalidez, causa de incapacidade para o trabalho, e evento danoso que tem cobertura previdenciária ou assistencial. Da mesma forma, a maternidade não decorre de dano, mas também tem cobertura da seguridade social.

O seguro determina o pagamento de prêmio para compensar o sinistro e indenizar o segurado. Na seguridade social, apesar de nem todos contribuirem para o custeio, todos têm direito a algum tipo de proteção social. Aquele que contribui é chamado segurado da previdência social, aquele que não pode contribuir, mas preenche determinados requisitos legais, tem direito à assistência social. Além disso, todos têm direito à assistência à saúde.

Assim, a relação jurídica da seguridade surge após a ocorrência do evento, para então, haver reparação da consequência, necessidade dela decorrente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais