Buscar

Explique a distinção entre os planos do ser, do dever-se e da ciência do direito.

💡 2 Respostas

User badge image

Marcio Andre

É a famosa distinção entre o ontológico (ser) e o deontológico (dever ser)... A lei, os princípios, ou qualquer ato normativo provindo do poder público, deve ser, PELO MENOS EM TESE, ou seja abstratamente, de uma forma que atenda seus ditames e estabeleça sua norma de "perfeita. Entretanto, como nenhuma norma sobrevive somente das folhas do papel onde fora escrita, deve-se sempre analisar a aplicação daquela no plano da realidade, ou seja, NO PLANO DO SER, para que saibamos qual a distinção entre o plano deontologico e ontológico, ou em outras palavras, do ser e do dever ser...
3
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Em seu livro A Fundamentação da Metafísica dos Costumes, Kant afirma duas categorias: o "ser" e o "dever ser".

O mundo do "ser" seria o das leis naturais. Aquela que decorrem da natureza. Para Kant, nada vale a vontade do homem na tentativa de modificá-las mediante formulação de leis racionais. 

Já no mundo do "dever ser" os acontecimentos se passam segundo a vontade racional do homem. As ciências sociais, portanto, pertencem ao mundo do "dever ser", como a ética e o direito, por exemplo.

O mundo do "ser" seria o mundo natural, explicado pelas ciências naturais com base nas premissas de verdadeiro ou falso.

O "dever ser" diz respeito ao mundo das normas, enquanto atos de vontade que se dirigem intencionalmente aos individuos com o fito de adequar codutas. Este não se explica com base nas premissas verdadeiro ou falso, mas sim nas premissas válido ou inválido.

A ciência jurídica faz referência à maneira de se entender o Direito, que integra o mundo do "dever ser", por meio de método científico, isto é, como um conhecimento sistematizado em paradigmas, passível de observação, verificação e falseabilidade, com explanações fundamentadas em uma teoria científica.

O objeto da ciência jurídica é o conhecimento do direito. O jurista desenvolve o seu estudo em torno do conhecimento do direito. Sua função primordial é, portanto, o estudo do conhecimento do direito.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais