Buscar

Substitutos do Presidente

Boa tarde a todos, tenho uma dúvida à respeito dos sucessores do Presidente da República. A idade mínima para ser presidente são de 35 anos,  supondo que por algum motivo haja a necessidade de subtituição do presidente e que o vice não possa substitui-lo, assim sendo a substituição ficará a cargo do Presidente da Câmara dos Deputados, porém, sabemos que para ser deputado a idade mínima é de 21 anos, como ficaria a questão da idade na substituição?

💡 6 Respostas

User badge image

Eliédina G. Silva

muito obrigada Flavio, dúvida sanada, rss.

0
Dislike0
User badge image

Flavio Luiz Lopes

Lembrando que, na situação descrita, o sucessor assumirá o cargo e não será eleito.

Não há texto constitucional vedando a assunção – mas sim a elegibilidade – de Deputado Federal com idade inferior a 35 anos, que esteja na condição de Presidente da Câmara Baixa. Havendo, pois, impedimento ou vacância do Presidente e Vice-Presidente da República, entendemos que aquele Deputado não só pode como deve assumir a Chefia do Executivo Nacional provisória e interinamente.

Diante de todo o exposto, e com base no entendimento mais amplo acerca da assunção na sucessão presidencial, acreditamos que Deputado Federal que, à época da vacância ou impedimento do Presidente e Vice-Presidente da República, na condição de Presidente da Câmara dos Deputados, não somente pode como deve assumir o cargo de Chefia do Executivo, visto que não há qualquer vedação constitucional para o impedir.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais