Buscar

Pode figurar como vitima o feminicidio transexual?

💡 6 Respostas

User badge image

Amanda Maldonado

É uma discussão muito interessante e abrangente. Que depende da doutrina que se vai usar de amparo. De como o juiz interpretará. Se formos analisar do ponto de vista biológico não. Porém, o Direito precisa contextualizar a situação. Ela foi vítima devido a sua condição de mulher? Ou por preconceito diante do fato que ela era uma transexual? São duas perguntas chave para direcionar a classificação correta. 

No Direito muitas vezes nem existe uma posição mais correta, existe aquele caáz de defender melhor o seu ponto de vista e convencer aos outros.

3
Dislike1
User badge image

Dennis adv

Não.

Porque o feminicídio se refere ao sexo feminino no tocante ao Gênero e não à condição ou orientação sexual.

Outra interpretação será divagação que não faz sentido.

3
Dislike1
User badge image

Lucas Domingues

Tema muito recente, então certamente é passível de interpretações distintas. Acredito (e sou adepto) da corrente de que sim, seria possível por interpretação teleológica (finalista). Acredito que a intenção do legislador foi proteger o gênero feminino. Se um indíviduo se veste como um, se porta como um, e até biologicamente realiza uma cirurgia para se tornar uma mulher, seria possível ser vítima de feminicídio. 

 

Por outro lado, a letra da lei é bem fria quando diz que o crime ocorre quando praticado contra a mulher por razões da condição de sexo femininoA lei impõe além requisitos objetivos de difícil alcance. Acredito que num primeiro momento, uma posição mais conservadora e literal irá prevalescer, embora eu seja adepto à primeira corrente!

1
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais