Buscar

1) Destaca o INSS que "equipara-se à condição de recolhido à prisão a situação do segurado com idade entre 16 e 18 anos que tenha sido internado em es

💡 4 Respostas

User badge image

Eliza Queiroz

qual e a resposta da numero 1?

2
Dislike0
User badge image

Elaine

Qual resposta de todas
2
Dislike0
User badge image

May N

1)

Destaca o INSS que "equipara-se à condição de recolhido à prisão a situação do segurado com idade entre 16 e 18 anos que tenha sido internado em estabelecimento educacional ou congênere, sob custódia do Juizado de Infância e da Juventude." Considerando o auxílio-reclusão, analise os itens abaixo:

I- Com a morte do segurado.

II- Em caso de fuga, liberdade condicional, transferência para prisão albergue ou cumprimento da pena em regime aberto. Nesses casos o dependente deve procurar Agência da Previdência Social para solicitar cessação imediatamente do benefício. Após a recaptura do segurado, o dependente deverá apresentar o atestado de recolhimento à prisão para que se verifique se o segurado ainda possui qualidade de segurado.

III- Se o segurado passar a receber aposentadoria ou auxílio-doença (os dependentes e o segurado poderão optar pelo benefício mais vantajoso, mediante declaração escrita de ambas as partes).

IV- Ao dependente que perder a qualidade (ex.: filho ou irmão que se emancipar ou completar 21 anos de idade, salvo se inválido)

V- Com o fim da invalidez ou morte do dependente.

Sobre o analisado, é correto afirmar:


Alternativas:

  • a)

    Os itens de I a III representam situações em que o auxílio-reclusão deixará de ser pago e os dependentes nenhum benefício receberão.

  • b)

    Os itens de I, III e V representam situações em que o auxílio-reclusão deixará de ser pago mas os dependentes receberão aposentadoria por tempo de serviço.

  • c)

    Os itens de I, III e V representam situações em que o auxílio-reclusão deixará de ser pago e os dependentes nenhum benefício receberão.

  • d)

    Os itens de II, III e IV representam situações em que o auxílio-reclusão deixará de ser pago, sendo exemplo no item IV a cessação da invalidez, no caso de dependente inválido.

  • e)

    Os itens de I, III e V representam situações em que o auxílio-reclusão deixará de ser pago, embora no item I o auxílio-reclusão será convertido em pensão por invalidez.

2)

"Benefícios consistem em prestações pecuniárias pagas pela Previdência Social aos segurados ou aos seus dependentes de forma a atender a cobertura dos eventos de doença, invalidez, morte e idade avançada; maternidade e adoção; salário-família, auxílio-reclusão e pensão por morte" (Fonte:http://www1.previdencia.gov.br/aeps2006/15_01_01_0...)

Sobre os benefícios previdenciários, é correto afirmar:


Alternativas:

  • a)

    Podem ser pagos aos dependentes: aposentadoria por invalidez, morte e auxílio-reclusão.

  • b)

    Podem ser pagos aos dependentes: aposentadoria por idade e por tempo de contribuição.

  • c)

    Podem ser pagos aos segurados: aposentadoria por idade e licença-maternidade.

  • d)

    Podem ser pagos aos segurados: auxílio-reclusão e aposentadoria por invalidez.

  • e)

    Podem ser pagos aos segurados: pensão por morte e seguro-desemprego.

3)

"É o que ocorre pelo exercício do trabalho, a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, que cause a morte ou perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho." (fonte: http://www.jrsegurancadotrabalho.com.br/conceitos_10.html). 

O auxílio-acidente é um benefício previdenciário e, sobre ele, é correto afirmar:


Alternativas:

  • a)

    O valor corresponde a 50% do salário de benefício que deu origem ao auxílio-doença.

  • b)

    Tal benefício decorre da impossibilidade de trabalhar do segurado ou de membro da família.

  • c)

    Tal benefício decorre do desinteresse do segurado em trabalhar e se houver sequelas do acidente.

  • d)

    O benefício é devido pelo INSS sempre que o empregado sofrer acidente do trabalho ou de trajeto.

  • e)

    Trata-se de benefício pago aos dependentes do segurado quando este tiver sequelas da lesão física.

4)

Se o segurado estiver impossibilitado de trabalhar por mais de ____(campo A) dias, então terá direito de receber o Auxílio-doença – o INSS pagará a partir do ____( campo B) dia, sendo que os anteriores são pagos pelo empregador. Haverá também o mesmo direito se os ____( campo C) dias de afastamento não forem consecutivos, mas se derem dentro de um período de ____( campo D) dias.

Analisando-se o texto e as previsões legais, é correto afirmar que os campos (A, B, C e D) acima são preenchidos pelos seguinte números:


Alternativas:

  • a)

    A – 15; B – 16º; C – 15; D – 60.

  • b)

    A – 30; B – 31º; C – 30; D – 60.

  • c)

    A – 30; B – 31º; C – 30; D – 90.

  • d)

    A – 25; B – 26º; C – 25; D – 120.

  • e)

    A – 60; B – 61º; C – 60; D – 180.

5)

"A aposentadoria nos tempos de hoje ainda se configura como um marco importante na vida adulta. Pessoas idosas, por exemplo, vivem felizes por serem aposentadas, mas muitos precisam ainda se engajar em ocupações para manter seu sustento, ajudar a família, contribuir com o orçamento doméstico." (http://www2.uol.com.br/vyaestelar/mentenaterceiraidade_aposentadoria.htm). 

Sobre os benefícios previdenciários no que tange à aposentadoria, é correto afirmar:


Alternativas:

  • a)

    A aposentadoria por idade, para homens ou mulheres, será vitalícia e tem carência de 180 (cento e oitenta) contribuições.

  • b)

    A aposentadoria por invalidez é vitalícia e irá ocorrer quando a pessoa ficar por 2 anos sem conseguir trabalhar.

  • c)

    Na aposentadoria por idade de pessoa com deficiência, importa o grau da deficiência, pois impacta no valor pago.

  • d)

    Na aposentadoria por idade de pessoa com deficiência, aplica-se o fator previdenciário, inclusive para reduzir o valor do benefício.

  • e)

    O direito à aposentadoria especial existe aquele que comprovar a exposição real, habitual ou não, aos agentes insalubres.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais