Buscar

Qual a diferença estrutural da celulose e amido, uma vez que ambos são polímeros da glicose, e pq a celulose não pode ser digerida pelo organismo?

💡 3 Respostas

User badge image

Pedro Ivo

E o organismo não é capaz de digerir celulose pois não produz enzimas que reconheçam a ligação β-1,4. Os ruminantes são capazes de aproveitar a glicose obtida a partir da degradação da celulose por estarem em associação simbionte com os microorganismos que produzem as enzimas que degradam a celulose.

3
Dislike0
User badge image

Estudante PD

amido é constituido por α-glicose ligadas por pontes glicosídicas α-1,4, ocorrendo também ligações α-1,6

A estrutura da celulose se forma pela união de moléculas de β-glicose (uma hexosana) através de ligações β-1,4-glicosídicas. Sua hidrólise completa produz glicose

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O amido é considerado um polímero natural, pois ele é um polissacarídeo, ou seja, é um carboidrato formado pela união sucessiva de várias moléculas de α-glicose. Na realidade, ele é formado por dois polissacarídeos, amilose e amilopectina, que são constituídos de moléculas de α-glicose, mas são ligeiramente diferentes.

O amido é a principal fonte de armazenamento de energia nas plantas e, por isso, está presente em raízes, frutos, tubérculos e sementes. Entre as principais fontes de amido na alimentação estão batatas, ervilhas, feijões, arroz, milho e farinha. 


A celulose é um carboidrato do tipo polissacarídeo abundante nos vegetais e por isso, comum na natureza. É formada por monômeros de glicose, entre 1515 a 15.00015.000, unidos por ligações glicosídicas. Assim, a celulose é um polímero de glicose. 

A celulose é o principal componente da parede celular das células vegetais, o que confere rigidez para as plantas. Industrialmente, é processada para produção de papéis e fibras. Ela também pode sofrer outros tipos de modificações e servir para a elaboração de plásticos.


Portanto, o amido é um carboidrato formado pela união de moléculas de glicose. Sua principal função é armazenar energia. Por sua vez, a celulose é um polímero formado por monômeros de glicose cujas principais funções são constituir a parede celular de vegetais e, industrialmente, a produção de papel. 

Fontes:

  • https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/amido.htm. Acesso em 28 de julho de 2018;
  • https://www.todamateria.com.br/celulose/. Acesso em 28 de julho de 2018.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes