Buscar

A empresa X oferece gratuitamente o serviço de detetização em um dos cômodos de sua residência. É possível aplicar o CDC, se necessário?

💡 2 Respostas

User badge image

Marcelo Souza

Não obstante haja o entendimento de que o tomador de um serviço gratuito não esteja classificado como consumidor, ele estará protegido pelos conceitos de consumidor por equiparação, em virtude de defeitos, danos, vícios, tanto nos serviços como nas práticas comerciais dos fornecedores.

Sendo assim, o tomador de uma prestação de serviço gratuita estará protegida pelo CDC por ser caracterizado como consumidor nos moldes do art. 3º ou será considerado consumidor por equiparação, nos moldes do parágrafo único do art. 2º, o art. 17 e o art. 29.

 

2
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Segundo o entendimento da melhor doutrina, apesar do CDC prever a necessidade de remuneração para que se aplique a norma consumerista, esta remuneração não é necessariamente pecuniária. Entende-se que o recebimento de qualquer vantagem pode caracterizar remuneração, e, consequentemente, a relação de consumo.

Tal remuneração não pecuniária é chamada de remuneração indireta.

No caso em questão, certamente a "empresa X" oferecera o serviço de dedetização com o fim de ser divulgada, e de angariar novos clientes, caracterizando a remuneração indireta.

Desta forma, é possível a aplicação do CDC, caso necessário.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais