Buscar

[Glicólise] Por que a "glicose-6-fosfato" deve ser convertida à "frutose-6-fosfato"?

💡 5 Respostas

User badge image

Yasmin Galvani

Juliana, eu achei um trecho no livro "Bioquímica - Berg" (7ª ed. Guanabara Koogan):

Sobre a via glicolítica: "Consideramos que esta via compreende dois estágios: (1) retenção e preparação; e (2) formação do ATP. O estágio 1 consiste em três etapas: fosforilação, isomerização, e uma segunda fosforilação. A estratégia dessas etapas iniciais da glicólise é reter a glicose na célula e formar um composto que pode ser prontamente clivado em unidades fosforiladas de 3 carbonos. No etapa 2 forma-se os ATP's."

Sobre a primeira fosforilação: "A glicose entra na célula graças a proteínas transportadoras específicas e tem um destino principal: é fosforilada pelo ATP para formar glicose 6-fosfato. Esta etapa é notável por dois motivos: (1) A glicose 6-fosfato não consegue atravessar a membrana pois não é um substrato para os transportadores de glicose e (2) o acréscimo do grupo "fosforila" desestabiliza a glicose facilitando assim o prosseguimento do seu metabolismo. A transferencia do grupo "fosforila" para o grupo hidroxila no carbono 6 da glicose é catalisada pela hexoquinase (enzimas que catalizam a transferencia de um grupo fosforila do ATP para o aceptor)."

Sobre a isomerização: "A isomerização da glicose 6-fosfato em frutose 6-fosfato é uma conversão de uma aldose em uma cetose. Essa reação é catalisada pela fosfoglicose isomerase e ocorre em varias etapas porque tanto a glicose 6-fosfato quanto a frutose 6-fosfato estão presentes em formas cíclicas." (Então a enzima abre o anel hexagonal da glicose 6P, cataliza a isomerização e promove o formação do anel pentagonal da frutose 6P, entendeu?)

Sobre a segunda fosforilação: "A frutose 6-fosfato será fosforilada e passará a ser frutose 1,6-bisfosfato. A reação é catalizada pelo fosfofrutoquinase (PFK)." Daqui em diante começa a segunda etapa da glicólise.

3
Dislike0
User badge image

Juliana Baptista

Tenho, Tulio... a glicose é fosforilada em "glicose-6-fosfato" e depois convertida em "frutose-6-fosfato" pra depois ser fosforilada novamente. Só q gostaria de entender o motivo da conversão...

1
Dislike0
User badge image

Tulio Gonçalves

tem certeza que não é o contrário?

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais