A maior rede de estudos do Brasil

Qual a função dos rins?

Pergunta nível: Minha vó responde essa! ;)

Grande abraço!

Fisiologia Humana I

Humanas / Sociais


109 resposta(s)

User badge image

Cauana Neis

Há mais de um mês

eliminar as toxinas e substâncias resultantes do metabolismo corporal (uréia, creatinina, etc)

manter equilíbrio hídrico no organismo, eliminando excesso de água, sais e eletrólitos;

controlar pressão arterial;

sintetizar hormônios e renina, que ajuda na regulação da pressão arterial

 

eliminar as toxinas e substâncias resultantes do metabolismo corporal (uréia, creatinina, etc)

manter equilíbrio hídrico no organismo, eliminando excesso de água, sais e eletrólitos;

controlar pressão arterial;

sintetizar hormônios e renina, que ajuda na regulação da pressão arterial

 

User badge image

Eduardo Delabio Auer

Há mais de um mês

As funções mais importantes dos rins são exercidas através da filtração do plasma e pela retirada de substâncias do filtrado em intensidades variáveis, dependendo das necessidades do corpo. Deste modo, os rins “limpam” as substâncias indesejáveis do filtrado por excretá-las na urina, enquanto retorna as substâncias que são necessárias à corrente sanguínea (GUYTON; HALL, 2011).

Os rins realizam muitas funções homeostáticas, incluindo as seguintes:

Regulação do volume líquido extracelular e da pressão sanguínea. Quando o volume de líquido extracelular diminui, consequentemente a pressão sanguínea também diminui, se ambos reduzirem a níveis muito baixos, o corpo não consegue manter um fluxo apropriado de sangue para o encéfalo e outros órgãos essenciais. Os rins trabalham de uma maneira integrada com o sistema circulatório, assegurando tanto a pressão sanguínea quanto a perfusão tecidual, para que permaneçam em uma faixa aceitável (SILVERTHORN,2010).

Regulação da osmolaridade. Para manter a osmolaridade do corpo, este associa a função renal com o comportamento, como a sede (SILVERTHORN,2010).

Manutenção do equilíbrio iônico. A concentração de íons é mantida pelos rins dentro de uma faixa normal, através do balanço entre a ingestão e perda urinária. As concentrações de potássio e cálcio são estritamente reguladas, bem como o sódio que é o principal íon envolvido na regulação do volume do líquido extracelular e da osmolaridade (SILVERTHORN,2010).

Regulação homeostática do pH. O pH do plasma é conservado dentro de uma pequena faixa de variação. Os rins junto com os pulmões e os tampões dos líquidos corporais contribuem para a regulação do balanço ácido-básico, através da excreção de H+ quando o sangue se torna ácido ou da excreção de íons bicarbonato (HCO3-) quando o sangue se torna básico (GUYTON; HALL, 2011).

Excreção de resíduos. Os rins eliminam subprodutos metabólicos como creatinina do metabolismo dos músculos; subprodutos nitrogenados, como a ureia e o ácido úrico, e as substâncias exógenas, como fármacos e toxinas ambientais (SILVERTHORN,2010).

Produção de hormônios. Apesar dos rins não serem glândulas endócrinas, eles participam de três vias endócrinas. Os rins liberam uma enzima, a renina, que regula a produção dos hormônios envolvidos no balanço do sódio e na regulação da pressão sanguínea. Enzimas renais auxiliam na conversão da vitamina D em um hormônio ativo que regula o balanço de Ca2+. Além disso, sintetizam a eritropoetina que regula a produção de eritrócitos (SILVERTHORN,2010).

Síntese da glicose. Os rins sintetizam glicose a partir de aminoácidos e outros precursores, como a gliconeogênese, durante o jejum prolongado (GUYTON; HALL, 2011).

User badge image

Vitória Daniele

Há mais de um mês

A função do rins é filtrar o sangue, removendo as toxinas do plasma, eliminando-as pela urina

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes