Buscar

Uma solução aquosa contendo 0,9% de NaCl...

Uma solução aquosa contendo 0,9% de NaCl (chamada de soro fisiologico) ou uma solução de glicose a 5,5% são isotonicas (apresentam a mesma pressão osmotica) com o fluido do interior das celulas vermelhas do sangue e são usadas no tratamento de crianças desidratadas ou na administração de injeções endovenosas. O que ocorre se houver um aumento na concentração dessas soluções? 

💡 3 Respostas

User badge image

Matheus França

Se houver aumento da concentração de NaCl e de glicose, haverá consequente o aumento do soluto. Sendo assim, acontecerá a osmose, o solvente(água), tende a sair do meio mais concentrado para o meio menos concentrado, logo o solvente irá para a corrente sanguínea. Portanto, a desidratação irá persistir.
6
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Primeiro, precisamos entender como que funciona o processo de osmose. A osmose é a passagem da água através de uma membrana semipermeável, de um meio menos concentrado (hipotônico) para outro mais concentrado (hipertônico), esse processo tem como objetivo igualar as concentrações entre uma solução hipotônica e outra hipertônica, até que se atinja um equilíbrio. A pressão com a qual a água é forçada a atravessar a membrana é conhecida por pressão osmótica.


Existem 3 classificações de soluções: hipotônica, isotônica e hipertônica. A  solução hipotônica apresenta menor pressão osmótica e de concentração de soluto, uma célula colocada em meio hipotônico pode inchar até romper, devido ao movimento de água para dentro da célula. A solução hipertônica tem maior pressão osmótica e de concentração de soluto. no meio hipertônico as células tendem a encolher, já que perdem água. Já as soluções isotônicas apresentam a mesma  pressão osmótica, e não gaham nem perdem água para o meio.


Sendo assim, caso ocorra um aumento na concentração dessas soluções, a concentração de soluto irá aumentar e como resultado maior pressão osmótica, deste jeito, o meio no qual a hemácia se encontra ficará hipertônico, e consequentemente irão perder água.

 

0
Dislike0
User badge image

Gabriella Angelyne

letra e


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais