Buscar

que fatores devem ser levados em consideração na escolha de um composto quimico (ou agente fisico) destinado no controle de microorganismos ?

💡 4 Respostas

User badge image

Alice Rocha

Deve-se levar em consideração qual é o microrganismo, se ele é resistente ou não a algum método físicos/químico, se ele é sensível a temperaturas baixas, médias ou altas (psicrófilos, mesófilos, termófilos), se aquele m.o possui alguma particularidade que impeça o uso de algum método químico (em relação à parede celular, etc), e saber e a função do composto químico ou agente físico que você vai usar (é primordial que você saiba para o que serve e que reação irá provocar no m.o. que você quer erradicar ou controlar, pois a escolha errada pode causa uma resistência ainda maior ao m.o. alvo). 

Cada microrganismo possui suas particularidades, é importante que você conheça bem para saber o que fazer e como fazer. Por exemplo, você não vai usar a fervura como esterilizante em utensílios médicos (bisturi, etc), pois o risco de algumas bactérias termófilas resistirem é alto. Nesse caso é mais indicado a alto-clave (dependendo do que você quer esterilizar). Ou, você não vai usar compostos de amônio quaternário (QUAT's) em bactérias GRAM -, pois eles são efetivos para bactérias GRAM +. 

Espero que tenha ajudado. :)

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Alguns microrganismos são capazes de penetrar e se multiplicar em outros seres vivos, que eles prejudicam, causando uma infecção; eles são chamados de microrganismos patogênicos. Os problemas causados por uma infecção dependem do tipo de patógeno, da maneira pela qual ele é transferido, da dose ou concentração de patógenos, da persistência dos microrganismos e da resistência do organismo infectado.

A dose de infecção significa o número de microrganismos. Esta dose é muito baixa para vírus e protozoários parasitas. A persistência de microrganismos depende do tempo viável de microrganismos quando eles não são encontrados no hospedeiro humano. Por exemplo, as bactérias são geralmente menos persistentes, enquanto os cistos de protozoários são os mais persistentes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais