Buscar

Em 27/06/2014, foi veiculada no portal G1 a seguinte notícia: Entrou em vigor, com a publicação no "Diário Oficial da União", a lei que proíbe pais d

Em 27/06/2014, foi veiculada no portal G1 a seguinte notícia: Entrou em vigor, com a publicação no "Diário Oficial da União", a lei que proíbe pais de aplicar castigo físico ou tratamento cruel ou degradante para educar os filhos. Chamada informalmente de Lei da Palmada, a lei determina que os pais que agredirem os filhos recebam orientação, tratamento psicológico ou psiquiátrico, além de advertência. Na sanção da lei, a presidente Dilma Rousseff vetou um único trecho do projeto aprovado pela Câmara e pelo Senado. O dispositivo vetado punia com multa de 3 a 20 salários mínimos servidores públicos, profissionais de saúde, educação ou assistência social que deixassem de comunicar às autoridades casos em que houvesse suspeita ou confirmação de maus-tratos a crianças e adolescentes. (...) A notícia informa que na sanção da lei, a presidente vetou um único trecho, porém no início da reportagem podemos ler “ Entrou em vigor...” Vocês conseguem diferençar o significado para o direito do termo sanção e vigência nesse contexto?

💡 2 Respostas

User badge image

daniel carlos

tem duas datas de vigencia, a primeira a lei esta em vigor em seu teor completo, sem veto, e posterior ao veto parcial, fica valendo a lei sem o item retirado até a revogação da lei

1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Uma lei, para entrar em vigor (para ter vigência), precisa ser aprovada pelo Parlamento, sancionada e publicada no Diário Oficial. Uma vez publicada e passado o período de vacância, caso exista, inicia sua vigência.

Temos, portanto, que um dos requisitos para que uma lei entre em vigor é que ela seja sancionada.

Sanção, portanto, é a concordância e anuência do presidente da República com projeto de lei ordinária ou complementar aprovado pelo Congresso. 

Segundo Irving Nagima, "vigência é o atributo da norma jurídica que, em um determinado tempo e espaço, é destinada a produzir efeitos no mundo jurídico, de modo cogente".

Para Carlos Roberto Gonçalves, “a vigência, portanto, é uma qualidade temporal da norma: o prazo com que se delimita o seu período de validade. Em sentido estrito, vigência designa a existência específica da norma em determinada época, podendo ser invocada para produzir, concretamente, efeitos, ou seja, para que tenha eficácia”.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais