Buscar

qual é o pensamento de durkheim sobre a moral,conciência coletiva e a visão dele sobre a sociologia

💡 3 Respostas

User badge image

Wagner Cruz

O conceito de consciência coletiva foi criado pelo sociólogo francês Émile Durkheim e é definido como o conjunto de características e conhecimentos comuns de uma sociedade, que faz com que os indivíduos pensem e ajam de forma minimamente semelhante. Corresponde às normas e às práticas, aos códigos culturais, como a etiqueta, a moral e as representações coletivas.

Para Durkheim, um funcionalista, o indivíduo, em muitas de suas práticas, é influenciado pela sociedade em que está inserido. Logo, o indivíduo e suas ações são fortemente influenciada pela consciência individual e coletiva. Mas os limites entre ambas não são muito claros, pois mesmo decisões consideradas extremamente individuais, como a de tirar a própria vida, são influenciadas pelas condições sociais.

Isto se torna mais fácil de compreender quando pensamos nos aspectos individuais de compreensão do mundo, ou seja, as palavras, a língua, as categorias, as representações o conhecimento do mundo só acontece através de um mínimo de comunhão a respeito de aspectos básicos para que os indivíduos tenham algum grau de certeza que quando falam de algo o outro é capaz de compreender sobre o que fala.

Por exemplo, o processo que cria novas ordens morais, formadas a partir do entusiasmo coletivo, é contrariado por processos em que esse entusiasmo diminuiu, como crises sociais profundas. Em seu livro “Suicídio” o autor aborda possíveis causas para o aumento do suicídio e as identifica, suicídio anômico, como a falta de um encaixe entre as representações individuais e coletivas.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Durkheim argumentou que nas sociedades tradicionais / primitivas (aquelas baseadas em relacionamentos de clãs, famílias ou tribos), a religião totêmica desempenhou um papel importante na união de membros através da criação de uma consciência comum ( consciência coletiva no francês original). Em sociedades desse tipo, o conteúdo da consciência de um indivíduo é amplamente compartilhado em comum com todos os outros membros de sua sociedade, criandosolidariedade mecânica através da semelhança mútua.Várias formas do que poderia ser chamado de "consciência coletiva" nas sociedades modernas foram identificadas por outros sociólogos, como Mary Kelsey, indo de atitudes e memes de solidariedade a comportamentos extremos como pensamento de grupo , comportamento de manada ou experiências coletivamente compartilhadas durante rituais coletivos. e festas de dança. Em vez de existir como indivíduos separados, as pessoas se juntam como grupos dinâmicos para compartilhar recursos e conhecimento. Ele também se desenvolveu como uma maneira de descrever como uma comunidade inteira se reúne para compartilhar valores semelhantes. Isso também foi chamado de "mente de colmeia", " mente de grupo ", " mente de massa " e " mente social ". De acordo com uma teoria, o caráter da consciência coletiva depende do tipo de codificação mnemônica usada dentro de um grupo. O tipo específico de codificação usado tem uma influência previsível no comportamento dos grupos e na ideologia coletiva. Grupos informais, que se encontram com pouca frequência e espontaneamente, tendem a representar aspectos significativos de sua comunidade como memórias episódicas.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais