Buscar

Se uma pessoa tiver baixo teor de ácido úrico no sangue pode também escurecer a joia? Ou só se estiver alto?

💡 3 Respostas

User badge image

Bárbara Dias

Não, pois o ácido úrico baixo (hipouricemia) não costuma provocar sintomas e é uma condição pouco comum. Normalmente está associado a determinadas doenças hepáticas ou renais, exposição a substâncias tóxicas, uso de alguns medicamentos ou a um problema metabólico hereditário.

Já no caso da hiperuricemia (ácido úrico alto), aneis, colares ou outros acessóriso de prata e ouro escurecerão rapidamente com o uso, geralmente devido ao excesso de ácido úrico eliminado pelo suor, que acelera a oxidação e corrosão desses materiais. 

3
Dislike0
User badge image

Estudante PD

So se estiver alto devido as inflamacoes
1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Nesta questão, deve-se relacionar alguns conceitos de Bioquímica:

  • O ácido úrico é uma substância produzida naturalmente pelo organismo. Surge como resultado da quebra das moléculas de purina, proteína contida em muitos alimentos, por ação de uma enzima chamada xantina oxidase.
    • Depois de utilizadas, as purinas são degradadas e transformadas em ácido úrico. Parte dele permanece no sangue e o restante é eliminado pelos rins, através do suor e da urina.
    • Quando em contato com metais, facilita sua oxidação, o que os faz escurecer. Este processo é bem visível, por exemplo, na prata.

Quanto maior for o nível de ácido úrico no organismo, mais do mesmo estará presente, inclusive, no suor.

Dessa forma, níveis mais altos de ácido úrico tenderão a escurecer joias mais e mais rápido que níveis mais baixos.


Portanto, se a pessoa tiver níveis baixos de ácido úrico no organismo, ainda assim poderá escurecer as jóias, desde que parte dele seja eliminada pelos rins. Porém, o problema se torna visível quando os níveis estão altos, pois é nesse momento que uma quantidade maior da substância é liberada, e, consequentemente, o processo de oxidação aparece com maior intensidade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais